Voltar para a tela anterior.

Descerrada foto de Andressa Marques na Galeria das Vereadoras

O evento contou com a presença de familiares, vereadores, colegas de partido, representantes de movimentos sociais e do presidente do Legislativo, Velocino Uez


Mais uma mulher está eternizada nos 129 anos de história do Legislativo caxiense. O descerramento da placa com a fotografia da ex-vereadora, e 1ª suplente pelo PCdoB na atual legislatura, Andressa Marques, ocorreu na tarde desta quinta-feira (30/09). Celebrada na Galeria de Vereadoras, a solenidade contou com presença restrita de convidados, em cumprimento aos decretos de prevenção à covid-19.     

Dentre os presentes, estiveram os pais de Andressa, Maria Cristina Campanher e André Luís Leal Marques, integrantes dos movimentos União Brasileira de Mulheres (UBM) e União da Juventude Socialista (UJS), colegas de Partido Comunista do Brasil (PCdoB), além do presidente do Legislativo, vereador Velocino Uez/PTB e ainda os parlamentares Denise Pessôa/PT, Lucas Caregnato/PT, Renato Oliveira/PCdoB e Rose Frigeri/PT.

Em declaração, o chefe do Parlamento, Velocino Uez, enfatizou a importância do crescente número de mulheres na Casa, fato que eleva a representatividade à população caxiense e qualifica o debate. “Infelizmente, aqui dentro, ainda está baixa a quantidade de mulheres. Gradativamente isso está mudando, não só aqui, mas Brasil afora. É uma luta pertinente. Que cada vez mais esse espaço seja conquistado. O debate coletivo e as opiniões construtivas são muito bem-vindas para a nossa cidade,” salientou. Uez finalizou seu pronunciamento parabenizando a ex-vereadora e ressaltando as lutas e potencial da jovem na política.

Andressa agradeceu aos presentes e enalteceu os ideais característicos em que defende, como a representatividade feminina e a democracia. Além dos objetivos sociais, que carrega desde o início da sua carreira política, há mais de 10 anos, ela relembrou dos desafios enfrentados e de sua origem humilde, representada pelos seus pais, presentes na ocasião. “Meu pai é metalúrgico, minha mãe, cozinheira,” emocionou-se. “Sabemos como não é fácil para nós, jovens e trabalhadores, chegarmos aqui e ocuparmos esses espaços. É para essas pessoas que estamos aqui. Que possamos sempre contar com essa Casa e demais vereadores para fazer o melhor trabalho pela nossa cidade,” finalizou.

Como de costume, a cerimônia de descerramento se encerrou com o retirar do pano e inauguração do quadro fotográfico da parlamentar na Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal.

Natural de Itaqui, região da fronteira do Estado, Andressa atuou como presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza de 2010 a 2012, e, desde 2014, é presidente da União da Juventude Socialista (UJS/Caxias do Sul). Em 2020, somou 1.360 votos nas eleições municipais, o que garantiu a ela a 1ª suplência a uma cadeira na Câmara Municipal pelo Partido Comunista do Brasil, legenda na qual é filiada desde 2012. Andressa foi empossada como parlamentar no último dia 1º de julho e, durante 15 dias, exerceu os trabalhos como legisladora.

30/09/2021 - 15:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo