Voltar para a tela anterior.

Vereador Juliano Valim faz denuncia crime contra a saúde pública

Parlamentar quer justiça


O vereador Juliano Valim/PSD falou na tribuna sobre a manifestação que aconteceu em frente à Prefeitura de Caxias do Sul, dias atrás, com o objetivo de criticar o uso do Passaporte da Vacina, na sessão desta manhã (29/09). Segundo o parlamentar, os manifestantes incitaram ao não uso da máscara.

“Quando tive a ideia de montar a indicação para reabrir os segmentos de trabalho que ainda estavam fechados, mediante apresentação da carteira de vacinação, eu sabia e esperava que parte da sociedade não concordasse. Reclamando e pedindo a retirada da indicação e do Decreto. Porém, tem alguns atos que estão extrapolando o limite do aceitável para ver a sua opinião e vontade prevalecer. Concordo que pessoas promovam manifestantes, é legitimo. E esse direito está garantido na Constituição Federal. Mas não concordo com a fala que incita as pessoas a descumprirem os protocolos de segurança sanitária”, declarou Valim.

Valim abriu um pedido de investigação no Ministério Publico na Polícia Cívil e na Prefeitura para averiguar essa incitação ao descumprimento da Lei. Solicitou ao Secretário do Urbanismo, que faça o levantamento das imagens disponíveis e mandou fotos para tentar identificar as pessoas que estavam nesta manifestação e descumpriram os protocolos sanitários, pedindo que os multe.

O parlamentar mostrou um vídeo da manifestação onde o vereador Fantinel, discursou. “Podemos entender que o vereador Fantinel relatou aos manifestantes dizendo que os vereadores que assinaram a indicação chegaram ao prefeito e falaram que queriam que ele implantasse a indicação. Parece que nós obrigamos o Adiló a tomar uma atitude, o que não aconteceu”, respondeu Valim ao seu colega-vereador.

O Fantinel diz que a ação foi uma forma de coagir o Prefeito, mas coação é crime, e eu não sou criminoso e até onde conheço os demais vereadores, também não são.
“O que foi feito na construção da indicação, foi um ato politico, uma construção política. Ouvi diversas sugestões e muitas incorporamos no texto. Os vereadores assinaram porque concordaram que a ideia é boa. Vai salvar vidas ou estimular a vacinação, menos coagir alguém! Pois se o vereador sabe quem foi coagir o Prefeito, deve informar para que seja investigado. Acredito que após isso, deve ser aberto um processo disciplinar na Comissão de Ética, pois é um ato que fere a harmonia entre os poderes, assim ferindo a Constituição. Também é um crime previsto no Código Penal. Fui citado diversas vezes nas falas realizadas na manifestação, tenho interesse em esclarecer essa situação, e que os culpados sejam punidos. Quero, mais uma vez parabenizar o Prefeito e Secretários pela atitude de publicar o Decreto e desejo que o Ministério Público e a Polícia investiguem essa pessoa que incitou os demais a não usar a máscara, pois a Lei se cumpre não se discute”, enfatizou Juliano Valim.

29/09/2021 - 16:02
Gabinete do vereador Juliano Valim/PSD
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo