Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno defende criação de Parque de Proteção Animal

Vereador acredita que bichos precisam ter melhores cuidados na cidade


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou na sessão ordinária desta terça-feira (28/09) a favor da criação do Parque de Proteção Animal do município que deve ser instalado na região de Loreto, zona rural próxima a Forqueta. A prefeitura apresentou a iniciativa aos vereadores na última quinta-feira (23/09). Os parlamentares devem fazer uma visita ao local escolhido pelo município no próximo dia 7 de outubro, destacou o líder de governo, vereador Olmir Cadore/PSDB.

O parque será dividido em área de preservação; parque para visitação e lazer da comunidade, com monumento à lembrança dos animais, local para despedida do animal, sede administrativa (com Centro de Tratamento Intensivo de resgatados, consultório de atendimento), casa das ONGs; e o centro de proteção, com alojamentos para cães e gatos. Também contará com um sistema de coleta de dejetos e limpeza do alojamento com perturbação mínima dos animais, e proteção para não haver contaminação do solo.

Para Bueno, o projeto é muito adequado e vai chegar em um momento propício.

"Se esses animais estão vulneráveis, foram jogados na rua ou foram machucados, é porque tiveram marginais antes deles que abandonaram, que não cuidaram, não deram água, não deram comida e isso tem lei... Então, nós precisamos criar espaços digno de convívio entre o ser humano e os animais, um local de convivência de educação ambiental entre o ser humano e convívio com os animais, poder levar as crianças, um momento de lazer e integração", elencou Bueno, ressaltando que o local onde está o atual canil não é adequado e causa riscos aos animais e funcionários.

Para o pedetista, o município faria um grande bem se colocasse o nome do ex-vereador Flávio Soares Dias, já falecido, em alguma das áreas do novo Parque de Proteção Animal.

"Tem muitas pessoas que são protetoras de animais, mas no seu jeito, na sua humildade, Flavio Soares Dias fez história ajudando na chácara que mantinha mais de 300 animais ao mesmo tempo e até mesmo enfrentando problemas jurídicos em nome da causa", destacou.

28/09/2021 - 16:31
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo