Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar das Altas Habilidades se reúne com a coordenação de Pedagogia da UCS 

Encontro aconteceu no bloco E da universidade


A vereadora Marisol Santos/PSDB, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação do Legislativo caxiense, participou na quinta-feira (16/09) de uma reunião com a coordenação do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Participaram do encontro, Cineri Fachin Moraes, coordenadora do curso de Pedagogia e Doutora em Educação; Carla Beatris Valentini, Doutoranda em Informática na Educação e pesquisadora na área de educação especial; e, de forma remota, Ygor Corrêa, pós-doutor em Educação e professor no curso de graduação em Pedagogia na UCS. Também esteve presente Aline Lenzi, do grupo Mães que Lutam, que reúne famílias de crianças identificadas com Altas Habilidades/Superdotação.

A vereadora Marisol iniciou o encontro apresentando a Frente Parlamentar e contando que a aproximação com a universidade sempre foi uma das iniciativas planejadas por ela e pelo grupo de vereadores que integra a Frente. “Uma das nossas intenções é buscar as instituições de ensino superior para saber o que está sendo estudado na área e de que maneira podemos divulgar e reforçar iniciativas que já existem. Entendemos que a UCS consegue apoiar ações em várias áreas: formação de profissionais, apoio psicológico às famílias, ações extracurriculares às crianças e adolescentes.”

Aline Lenzi, mãe de Arthur, de 6 anos, identificado com altas habilidades, destacou o interesse que profissionais e familiares têm em cursos de formação. “Professores, pedagogos e psicólogos, entram em contato com o nosso grupo dizendo que não se sentem preparados para atender crianças com altas habilidades. E muitos pais precisam desse mesmo apoio e precisam saber com quem contar depois do momento da identificação da superdotação”.

Os professores do curso de pedagogia contaram que já vinham sentido a necessidade de uma especialização em Altas Habilidades. “Hoje temos cursos de extensão e a procura foi muito boa. Esse movimento dá visibilidade e começa a sensibilizar as pessoas”, disse Carla. “Podemos envolver várias graduações e profissionais de diversas áreas como Pedagogia, Psicologia e Serviço Social”, reforçou a coordenadora do curso de Pedagogia, Cineri Moraes. Com a parceria da Frente Parlamentar, elas se comprometeram a dar continuidade ao projeto.

“Essa atenção especial ajuda profissionais, professores, famílias e crianças a não se sentirem tão sozinhas”, completou a vereadora Marisol. “É importante dar esse acalento e garantir às famílias que existem outras pessoas passando pela mesma situação, e a universidade tem um grande potencial para ser nossa parceira nessa causa”. 

Também fazem parte da Frente Parlamentar os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gilfredo de Camillis/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Lucas Caregnato/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

Texto: Jornalista Samuel Rodrigues 

17/09/2021 - 16:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo