Voltar para a tela anterior.

FOTOS: Melhores momentos dos Festejos Farroupilhas do Legislativo

Confira os registros das comemorações gauchescas na Câmara Municipal durante a semana que antecede o dia 20 de setembro


Desde o último dia 13 de setembro, o Legislativo caxiense promoveu inúmeras ações e atrações dos Festejos Farroupilhas 2021 e, aqui, você poderá acompanhar as fotos dos melhores momentos das comemorações gauchescas promovidas pelo setor de Comunicação Social da Casa, vereadores, servidores e demais funcionários. A semana mais querida pelos gaúchos será finalizada com a chegada do grande dia farroupilha, o 20 de setembro, na próxima segunda-feira. Foram muitas as representações de amor ao Rio Grande, trazendo   valores de esperança e de companheirismo, reafirmados em diferentes momentos. Todos os eventos foram realizados em cumprimento às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Retrospectiva em festa

Na quinta-feira (09/09), o vereador e músico tradicionalista, Zé Dambrós/PSB, portando seu violão de “guerra”, acompanhado de estagiários da comunicação, cantou canções gaúchas e convidou os vereadores, servidores, estagiários e terceirizados, a participar da Semana Farroupilha do Legislativo (matéria completa).

Na segunda-feira, dia 13, a Câmara, por meio do setor de Comunicação Social, lançou o podcast “Anita Garibaldi: a heroína atemporal”, em alusão ao bicentenário de nascimento da heroína de Dois Mundos (confira clicando aqui). O almoço do dia foi o “Pampas Burguer”, com o conhecido hambúrguer campeiro, entregue no sistema “Pegue e Leve”.

Na terça (14/09), durante a sessão ordinária, a vereadora Marisol Santos/PSDB, representando a Mesa Diretora, abriu oficialmente as comemorações tradicionalistas. A parlamentar declamou o poema “Das Marias que Ficaram”, de João Carlos Fontoura, ao lado do instrumentista e integrante do grupo Yangos, Tomás Savaris (matéria completa). A refeição do dia foi por conta de “Os Galponeros”, que fizeram o prato “vaca atolada”, também no sistema “Pegue e Leve”.

O descerramento da foto da vereadora Estela Balardin/PT, na Galeria de Vereadoras do Legislativo (matéria completa), e a oficina de chimarrão com o vereador Ricardo Daneluz/PDT (matéria completa), protagonizaram os festejos da quarta-feira (15/09). “Os Bolicheiros” cozinharam e prepararam feijoada, carreteiro, farofa com o acompanhamento de uma laranja, aos funcionários da Casa, no sistema “Pegue e Leve”.

O Legislativo amanheceu, na quinta-feira (16/09), ao som de canções tradicionalistas, tocadas pelo vereador Zé Dambrós, que recepcionou os servidores e vereadores na entrada do prédio da Câmara Municipal (matéria completa). Durante a sessão ordinária, o vereador Olmir Cadore/PSDB declamou a poesia “Gaudério”, de Apparício Silva Rillo, ao lado do músico, integrante do grupo Alma Campeira, Adelar Macedo Xavier (matéria completa). A refeição do dia foi por conta das “Prendas na Cozinha”, com o tradicional bigoli (espaguete) acompanhado de molho de carne, maionese, salada verde e pão. A sobremesa foi sagu com creme, no sistema “Pegue e Leve”.

O lançamento do vídeo produzido pela Comunicação Social da Casa, em homenagem à Anita Garibaldi, nesta sexta-feira (17/09), concretiza o lado histórico e aguerrido das mulheres durante a história Farroupilha e os festejos deste ano. A produção especial, que explora “quem são as Anitas de hoje”, foi realizada em alusão a passagem dos 200 anos de nascimento da figura histórica (matéria completa).

Além dos registros fotográficos abaixo, você poderá acompanhar, no dia 20 de setembro (segunda-feira), os melhores momentos da semana em vídeo, no Instagram oficial do Parlamento caxiense.

Confira abaixo o álbum de fotos com os melhores momentos dos Festejos Farroupilhas do Legislativo 2021

17/09/2021 - 15:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo