Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos divulga datas da vacinação contra a covid-19

Na sessão desta quarta-feira (15/09), a parlamentar ressaltou que uma das responsabilidades legislativas é orientar a comunidade em termos de prevenção e cuidado com a saúde


As datas e os pontos atuais de vacinação contra a convid-19 foram divulgados pela vereadora Marisol Santos/PSDB, na tribuna da plenária desta quarta-feira (15/09). Na avaliação da parlamentar, uma das responsabilidades legislativas é orientar a comunidade em termos de prevenção e cuidado com a saúde.

Uma das novidades do momento, ressaltou Marisol, é a imunização de adolescentes. Segundo a vereadora, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, hoje (15/09), a vacinação de adolescentes sem comorbidades, com drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva tanto para esse público quanto para idosos que vão receber a terceira dose.

No caso da primeira dose para adolescentes, começa da seguinte forma: nesta quarta-feira (15/09) para quem tem 17 anos e, nesta quinta-feira (16/09), para quem possui 16 anos. A imunização para essas duas faixas etárias ocorre no drive-thru dos Pavilhões da Festa da Uva, das 10h às 19h, e também em 18 Unidades Básicas (UBSs). São elas as Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro, das 8h às 15h; e as UBSs Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h. Já nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon o horário é mais estendido: das 8h às 19h.

Em relação à terceira dose para idosos no drive-thru e nas UBSs, Marisol destaca que, nesta quarta-feira (15/09), é para quem tem 75 anos ou mais que fez segunda dose de qualquer vacina até 15 de março. Amanhã, quinta-feira (16/09), é para quem tem 70 anos ou mais e fez segunda dose de qualquer vacina até 16 de março.

Quanto à segunda dose em geral, a vereadora orienta que está sendo disponibilizada em 11 Unidades Básicas, as quais podem ser verificadas no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), nas redes sociais da SMS e também da própria parlamentar. Marisol ressalta que ela está na expectativa de receber a segunda dose e, por isso, aproveita para estimular quem está com receio por causa do efeito da dose inicial.

“Há pessoas com medo de receber a segunda dose por causa das reações que tiveram na primeira aplicação. A essas pessoas, digo que é importante não desperdiçar a parcela de imunização já feita. Não vamos nos deixar levar por esse medo ou por informações aleatórias. Informação e vacina talvez sejam, hoje, as formas de termos uma sociedade melhor”, afirmou a vereadora.

Marisol lembrou ainda que a aplicação da vacina está sendo concentrada em alguns pontos e não em todas as UBSs para evitar o desperdício de doses, pois os lotes devem ser aproveitados na integralidade. Por fim, a parlamentar orientou as pessoas que vão se vacinar a não esquecerem de levar documento pessoal com foto, CPF e Cartão do  Sistema Único de Saúde/SUS (se tiver). No caso da segunda e terceira dose, é preciso apresentar também a carteira de vacinação.

 

15/09/2021 - 10:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo