Voltar para a tela anterior.

Daneluz enaltece a riqueza cultural e econômica do tradicionalismo gaúcho

O parlamentar enfatizou que o Rio Grande do Sul está retomando os eventos das tradições gaúchas nas áreas campeira e artística


Em homenagem à Semana Farroupilha, o vereador Ricardo Daneluz/PDT celebrou o tradicionalismo gaúcho no grande expediente, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/09).  Para o parlamentar, o mês de setembro é especial, pois a tradição gaúcha é aflorada em todos os cantos do Rio Grande do Sul e, também, no Brasil. Daneluz enfatizou que, neste ano, a Chama Crioula está presente em todo o RS e o estado está retomando os eventos nas áreas campeira e artística.

“Nós temos na tradição gaúcha uma riqueza cultural, uma riqueza folclórica, de lazer, de esporte, de valores, que reúne as famílias em um meio comum. Eu sempre digo e não me canso de dizer que é um dos únicos locais onde um pai, um filho, um avô, um neto, homem, mulher, qualquer idade, que praticam as mesmas atividades, ouvem as mesmas músicas e tudo isso de uma forma harmônica”, reforçou o parlamentar.

Além das questões culturais, o tradicionalismo gaúcho tem uma grande riqueza econômica, de acordo com o parlamentar. Daneluz citou a Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural, instalada na Casa no mês de agosto, da qual ele é presidente. Segundo ele, a partir de semana que vem, o grupo composto pelos vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Juliano Valim/PSD, Marisol Santos/PSDB e Sandro Fantinel/PATRIOTA montará um cronograma de atividades e reuniões para debater assuntos ligados ao tradicionalismo.

Daneluz ressaltou, também, que Caxias do Sul é a capital dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), com torno de cem entidades e mais de cinco mil cavalos, a maioria para atividades da tradição. Afirmou que os Festejos Farroupilhas são o segundo maior evento da cidade, ficando atrás apenas da Festa Nacional da Uva.

Em homenagem ao Dia do Cavalo, companheiro diário do gaúcho e um dos protagonistas da tradição, Daneluz leu um trecho do poema “Tributo ao cavalo”, de Gonçalves Chaves Calixto, mais conhecido como Cabeleira.

Parabenizaram o parlamentar pelo tema e por manter viva a tradição gaúcha os vereadores Adriano Bressan, Olmir Cadore e Sandro Fantinel.

15/09/2021 - 10:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo