Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno cobra aplicação de políticas públicas para os animais em Caxias do Sul

Vereador participou de audiência que teve como pauta a situação dos bichos no município


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na tarde desta terça-feira (14/09) da audiência pública que tratou sobre a causa animal em Caxias do Sul. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Desenvolvimento das Políticas Públicas Voltadas aos Animais e teve a participação de representantes do poder público, médicos veterinários e de ONGs que trabalham pela causa animal.

Em sua manifestação, Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo (CSMA), agradeceu o convite e reiterou questões pontuais sobre a causa animal. Lembrou que manteve reunião com a assessoria do deputado federal Giovani Cherini/PL e com representantes da ONG Vida. Por meio da entidade, o deputado destinou emenda de R$ 168 mil para que Caxias do Sul tenha um Castramóvel. O processo de instalação do equipamento está em fase de análise e licitação.

"Esperamos que o Castarmóvel seja algo a mais para a nossa cidade, já que vimos que em Esteio (o vereador visitou a Castramóvel daquela cidade) está prestes a funcionar. O processo de castração tem que andar mais rapidamente, porque o governo cassado (do prefeito Daniel Guerra) só prejudicou a causa animal", destacou o vereador.

Sobre o Fundo Municipal de Proteção Animal, Bueno disse que é preciso haver um prazo mais enxuto para que seja colocado em prática. Assim, as ONGs terão mais condições de trabalhar, acredita.

"Apelo ao município, também, que reforce a campanha sobre adoção de animais, que foi relançada há algumas semanas e tem tido boa aceitação", afirmou o parlamentar, dizendo que a Câmara Municipal é parceira do projeto.

Sobre a criação do Centro de Bem-Estar Animal, que visa à transferência de animais do atual canil municipal, esgotado e em condições estruturais que precisam de melhorias, o vereador também pediu que o município dê prioridade, assim como o Código de Proteção Animal, ao qual Bueno protocolou 29 emendas a partir de sugestões de representantes da área.

"O Código se tornou um marco, mas precisamos tirar do papel e colocar na prática, incorporando mais servidores ao quadro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) para atuarem nas fiscalizações, no atendimento de telefonemas, nas buscas de animais abandonados e em condições de vulnerabilidade", detalhou.

14/09/2021 - 17:33
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo