Voltar para a tela anterior.

Sala de Imprensa do plenário da Câmara será denominada Paulo Renato Marques Cancian

Um projeto de resolução, com a iniciativa, foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira


A Sala de Imprensa, disponibilizada a jornalistas locais, no plenário do Legislativo caxiense (Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti), será denominada Paulo Renato Marques Cancian. Isso porque, na sessão ordinária desta terça-feira (14/09), por unanimidade, foi aprovado o projeto de resolução 6/2021, com a proposta de nomenclatura. O texto é de autoria da Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Velocino Uez, a quem caberá a sua promulgação.

Paulo Renato Marques Cancian nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 1º de maio de 1951, filho de José Francisco Cancian e Nair Pereira Marques Cancian e irmão de Eliane Cancian, Heloísa Cancian Luchese, José Mário Cancian, Luís Fernando Cancian e Marisa Cancian. Viveu em Erechim até os 15 anos de idade, quando se mudou para Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Concluiu o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Em 20 de dezembro de 2018, aos 67 anos, faleceu em Caxias, deixando a mulher, Justina Inês de Farias Cancian, a filha, Tassiana Paula Cancian Fragoso, e os netos, Gabriel Cancian Demin, João Guilherme Cancian Fragoso e Davi Cancian Fragoso.

Ao longo de 2017, ano em que houve o lançamento do livro Democracia, memória e cidadania: 125 anos do poder Legislativo em Caxias do Sul, Cancian foi chefe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal, cuja Sala de Imprensa passa a ter seu nome, pelos serviços prestados. Ele é Cidadão Caxiense. Recebeu o título em sessão solene do Parlamento local, realizada em 10 de abril de 2012.

Em 1969, ingressou na Rádio Caxias. Atuou como repórter, redator e comentarista de emissoras de rádio e TV, além de periódicos. Na década de 1980, participou da implantação do jornal Pioneiro diário, do qual foi editor e diretor. Fundou e foi editor-chefe do jornal Folha de Hoje, de 1989 a 1994.

Idealizou e dirigiu o jornal Tempo Todo. Pelos anos 1990 e 2000, coordenou a Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Festa da Uva e dirigiu a UCS TV. Exerceu funções sindicais no jornalismo e no radialismo. É um dos fundadores da seccional Serra da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

“Durante décadas, frequentei o Legislativo. Dele, guardo lembranças de trabalho, de amizades e de homens públicos honrados. Tive a graça de registrar falas de tribunos memoráveis. Convivi em meio ao antagonismo, existente entre a corporação política e o exercício do jornalismo engajado. Mas, nos identificávamos como defensores da plataforma comum: a garantia da liberdade de expressão. Mencionar isso hoje, com a hemorragia de liberdade encontrada nas redes sociais, parece não fazer sentido. Porém, nós queríamos o direito à informação; eles, o de manifestação, pelo mandato que exerciam”, escreveu Cancian no livro Democracia, memória e cidadania.

Além do vereador-presidente Velocino Uez, integram a Mesa Diretora da Câmara os vereadores Elisandro Fiuza (vice-presidente), Zé Dambrós (2º vice-presidente), Marisol Santos (secretária) e Felipe Gremelmaier (2º secretário).

PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 6/2021 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLEO ARAUJO PT Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON S/P Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Não Votou

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

14/09/2021 - 16:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo