Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno lembra importância do jornalista Paulo Cancian para a história da comunicação   

Profissional falecido em 2018 dará nome à Sala de Imprensa do Legislativo Caxiense


O vereador Rafael Bueno/PDT votou nesta terça-feira (14/09) a favor do projeto de resolução que denomina a Sala de Imprensa do Legislativo Caxiense, disponibilizada a jornalistas locais, como Paulo Renato Marques Cancian. O texto é de autoria da Mesa Diretora da Casa. Cancian, um dos jornalistas e comunicadores mais reconhecidos do Rio Grande do Sul, teve passagens marcantes em diversos veículos de imprensa e comandou o setor de Comunicação da Câmara Municipal, na gestão do vereador-presidente Felipe Gremelmaier/MDB, em 2017. O jornalista faleceu em dezembro de 2018, aos 67 anos, deixando a mulher, Justina, a filha, Tassiana, e os netos Gabriel, João Guilherme e Davi.  

Rafael lembrou as conversas e o aprendizado que teve com Cancian.

"Pude viver muitos momentos com ele, muitas conversas. Em uma delas, contou-me que entendeu que iria parar na área da comunicação com uns 10, 11 anos de idade. Que madrugava, ficava dia e noite escutando a Rádio Guaíba. Estávamos no período da Legalidade, quando ele escutava os discursos do Leonel Brizola e se emocionava, dizia que um dia estaria na rádio. E mais, que sua inspiração era o Brizola, recordou Bueno, emocionado.

E seguiu, relembrando outro fato que o marcou:

"Também recordo dele em uma visita a Marcopolo. O Cancian estava com problema na perna (diabetes), em uma cadeira de rodas e o seu assessor, Inácio, vereador Felipe, empurrava a cadeira... Acabamos perdendo os dois em pouco esopaço de tempo (Inácio Azambuja faleceu no começo deste ano). Uma perda muito grande para o Legislativo e para a história de Caxias do Sul, assim como para a área da comunicação.

Mas Cancian deixou seu legado, associou o pedetista:

"Ele era uma pessoa muito serena, calma. Em poucas palavras, contava um livro."

14/09/2021 - 15:03
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo