Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal lança materiais especiais sobre Anita Garibaldi

Durante os Festejos Farroupilhas, as redes sociais do Legislativo e a TV Câmara Caxias apresentarão programa, episódio de podcast e vídeo especial sobre a heroína de dois mundos


Nesta segunda-feira (13/09), a Câmara Municipal de Caxias do Sul dá início aos Festejos Farroupilhas de 2021. Além da agenda cheia de atrações com almoços, decorações, declamações e rancho temático, a equipe de Comunicação Social da Casa produziu materiais especiais sobre a homenageada deste ano: Anita Garibaldi, conhecida como a heroína de dois mundos.  

Em alusão ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, também foi produzido um selo especial pela equipe de Comunicação do Legislativo, com desenho da estagiária da Comunicação, acadêmica de Jornalismo Bruna Giusti e arte do Relações Públicas, Denerlei Antonioli, que será utilizado nas ações ao longo de todo o mês de setembro. Confira a matéria completa aqui.

O primeiro material a ser apresentado é a reportagem especial para o Legislacast, o podcast oficial do Legislativo Caxiense. O episódio denominado “Anita Garibaldi: a heroína atemporal” conta a história dessa personalidade desde o seu nascimento em Santa Catarina quando era conhecida apenas como “Aninha”, o seu encontro com Giuseppe Garibaldi e a participação de batalhas na América do Sul e na Itália que lhe trouxe o título de “heroína dos dois mundos”.

Além disso, o episódio especial também traz uma reflexão sobre quem são as Anitas na atualidade, com depoimentos da historiadora e presidente do Bicentenário de Anita Garibaldi no Rio Grande do Sul, Elma Sant’Ana; do historiador, presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e ex-vereador de Caxias do Sul (de 1976 a 1982), Adílcio Cadorin; do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, e da patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, Liliana Cardoso. A reportagem foi produzida e editada pela estagiária de jornalismo da Casa, Letícia Kreling. Na locução, Letícia Kreling e a estagiária de jornalismo da Casa, Bruna Giusti. Confira o episódio aqui.

No Instagram e Facebook da Casa, também foi postado o vídeo de reprodução da exposição “Olhar de Anita”. Para o resgate da heroína de dois mundos, 111 artistas nacionais e internacionais expressaram a sua arte nas mais variadas técnicas e suportes, tendo como inspiração Anita Garibaldi. A exposição foi organizada pelo Instituto Anita Garibaldi RS e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Porto Alegre. A reprodução da mostra foi autorizada pela secretária executiva do Instituto Anita Garibaldi RS e coordenadora da Comissão de Educação e Cultura da BPW POA, Maria Helena Medeiros Gonzalez, para compor os Festejos Farroupilhas da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Confira a exposição aqui.

Ainda na segunda-feira (13/09), às 20h, a TV Câmara Caxias, canal 16 da NET,  exibirá o programa especial do “Entre Elas”, comandado pela relações públicas do Legislativo, Cristiane da Fonseca, sobre o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. Entre as convidadas estão a representante da Confraria Anita Garibaldi de Caxias do Sul e o Instituto Anita Garibaldi RS, Suely Rech, e a representante do grupo Anitas da Serra, Luciane Altemayer, de São Francisco de Paula. O programa também será reprisado na sexta-feira (17/09), às 11h30 da manhã, na TV Câmara Caxias, canal 16 da NET.

Para encerrar a Semana Farroupilha, no dia 20 de setembro, as redes sociais da Câmara Municipal estarão repletas de “Anitas”. A equipe do Legislativo caxiense reuniu as cinco vereadoras da XVIII Legislatura (2021-2024) Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB, além de personagens importantes para o tradicionalismo gaúcho como Elma Sant’Ana, Manoelito Savaris, Liliana Cardoso, Omair Trindade e César Oliveira, para homenagear essa importante personagem da história. Na sexta-feira (17/09), às 20h, no telejornal Sessão de Notícias, da TV Câmara Caxias, também será exibida uma matéria sobre o bicentenário de Anita Garibaldi.  

“Um momento glorioso e fantástico da nossa história. Parabéns para nossa equipe de comunicação da Casa que sempre procura apresentar trabalhos diferenciados, mesmo em tempo de pandemia. Entrevistados tão importantes no cenário do tradicionalismo gaúcho, a figura da mulher gaúcha e momentos para reflexão sobre Anita desfilam na Semana Farroupilha da nossa Câmara Municipal.  Aliás, todos os trabalhos que acendem ainda mais a chama da cultura rio-grandense que permanece viva e seguirá com as próximas gerações. Viva Anita. Vila a mulher gaúcha. Viva o Rio Grande do Sul. Viva a Semana Farroupilha”, afirma o presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez/PTB.           

Todos os materiais poderão ser conferidos nas nossas redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Spotify) e na TV Câmara Caxias, canal 16 da NET. 

13/09/2021 - 12:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo