Voltar para a tela anterior.

Denise apresenta projeto que incentiva o emprego de jovens

Contratação seria contrapartida de empresas beneficiadas pelo município


A vereadora Denise Pessôa/PT apresentou hoje (27) um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de contratação de jovens pelas empresas beneficiadas com incentivos municipais. O projeto estabelece que as empresas que recebem incentivos da prefeitura, tributários, doação, concessão ou permissão de uso de terrenos, ou ainda qualquer outro tipo de incentivo, ficam obrigadas a preencher, no mínimo, 5% do seu quadro de funcionários com jovens profissionais da faixa etária de 18 a 24 anos.

O objetivo da proposta é contribuir para a redução do desemprego juvenil. Estudos indicam que o trabalho está entre as principais preocupações dos jovens, pois está relacionado à inserção social e ao padrão de vida. Além disso, pesquisas revelam que o desemprego juvenil é crescente. A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2007 constatou que o desemprego juvenil no Brasil era quase 3 vezes maior que o dos adultos. Em 2009, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a taxa global de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos atingiu o número recorde de 81 milhões de indivíduos. O mesmo estudo apontou que esse índice cresceu duas vezes mais rapidamente que o relativo à população adulta. A OIT alertou para a criação de uma potencial "geração perdida", e pediu que os governos incentivem os jovens trabalhadores.

Para Denise, além de contribuir para o emprego dos jovens, buscando garantir seus direitos fundamentais, o projeto é uma forma de reconhecermos o papel estratégico da juventude para o desenvolvimento de Caxias do Sul.

27/04/2011 - 14:58
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo