Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Urbano discute acesso ao Planalto pela BR-116

Presidente do grupo, o vereador Wagner Petrini pediu ainda mais debate em torno do projeto, para as futuras obras


Ampliar o debate em torno do projeto de acesso ao Bairro Planalto, pela BR-116, continua sendo o objetivo da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Wagner Petrini/PSB. Em reunião pública do grupo parlamentar, realizada na tarde desta terça-feira (20/07), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Petrini lamentou o fato de, mesmo com verba aprovada, as obras não terem andado. No encontro, um novo plano executivo viário foi apresentado por secretários do governo local.

De acordo com a secretária municipal do Planejamento, Margarete Bender, a empresa vencedora do processo licitatório, no momento de apresentar o plano de ação, não conseguiu dar prosseguimento ao trabalho, composto por duas partes: implantações de semáforos e de uma travessia aérea, conhecida como passarela. Em razão disso, conforme a chefe da pasta, o contrato terminou rescindido, com o posterior chamamento da segunda colocada, na licitação.

A secretária explicou que a empresa atual já trabalha em outras obras, contratadas pelo município. “Depois de uma avaliação criteriosa, alteramos o objeto do contrato, adaptando a questão rodoviária, como travessia. Abrimos mão da passarela, pela difícil execução e pelo alto custo. Desse modo, o novo projeto técnico contém planificação semafórica e sinalização. As mudanças contaram com o aval do prefeito Adiló Didomenico. Com isso, a proposta será remodelada e substituída, o que também reduzirá os valores envolvidos”, detalhou Margarete.

Em seguida, manifestou-se Daniel Bencke, chefe de Serviços da UL Vacaria, em nome do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Semáforo é bom para quem atravessa, mas ruim para quem conduz veículos automotores pela rodovia. Ou seja, num empreendimento assim, é preciso ter fluidez no trânsito também, uma espécie de equilíbrio entre as demandas”, observou.

Enquanto isso, o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho relembrou a complexidade do trânsito, naquele ponto do Planalto. O debate por melhorias, no acesso ao Planalto, envolveu, ainda, o presidente da Câmara, vereador Velocino Uez, os vereadores Lucas Caregnato/PT, Olmir Cadore/PSDB (líder do governo municipal na Casa), Renato Oliveira/PCdoB, além do ex-vereador Edi Carlos Pereira de Souza. Entre outras autoridades, participaram a chefe de Gabinete do Prefeito, Grégora Fortuna dos Passos, e o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.

Além do vereador-presidente Wagner Petrini/PSB, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Adriano Bressan/PTB, Denise Pessôa/PT, Maurício Marcon/NOVO e Ricardo Daneluz/PDT.

20/07/2021 - 19:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo