Voltar para a tela anterior.

Parlamento regional promove reunião nesta quinta-feira em Garibaldi

O presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez, e o vereador Rafael Bueno representarão a Casa


A 4ª reunião do Parlamento Regional da Serra gaúcha ocorre nesta quinta-feira (24/06), às 14h, na Câmara Municipal de Garibaldi (Plenário Albano Schneider). O presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez, secretário da entidade para o ano de 2021, e o vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Casa, representarão a Câmara caxiense no encontro de amanhã.

Após o falecimento do presidente do Parlamento Regional, vereador Onecimo Pauletti/MDB, aos 51 anos, no dia 8 de junho, em decorrência de complicações causadas pela covid-19, quem assume a presidência do grupo é o parlamentar Gilmar Peruzzo, de Nova Prata, eleito vice-presidente em fevereiro deste ano.

A atuação de Onecimo na entidade foi elogiada por Peruzzo. “(O presidente Onecimo) Vinha conduzindo muito bem o nosso Parlamento. Precisamos que esse trabalho continue e seja levado em frente. Por isso, é fundamental que as câmaras de vereadores da região possam estar representadas e participar ativamente desse Parlamento Regional, em que são discutidas pautas importantes da nossa região”, declarou.

No encontro deste mês, entre as principais pautas, estão o plano do governo do Estado do Rio Grande do Sul para a concessão de rodovias estaduais, com foco nas praças de pedágio da região da Serra, e discussão sobre a lei complementar 173/2020, que estabeleceu o Programa Federativo de enfrentamento à Covid-19. Além disso, os parlamentares irão analisar o documento sobre o futuro estatuto da entidade. O presidente da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra), Elton Paulo Gialdi, também participará do encontro.

Para o presidente do Legislativo caxiense, as reuniões da entidade trazem impacto para assuntos ligados à Serra. "Já estamos na metade de 2021 e precisamos observar os diversos movimentos do Parlamento Regional, cobranças em relação à infraestrutura viária de nossas estradas, a implantação e as tarifas das novas praças de pedágio e os recursos que devem chegar aos nossos hospitais. Não podemos parar de cobrar, pois os municípios precisam de respostas, seja da esfera estadual ou federal", afirmou Uez.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, o vereador Rafael Bueno/PDT falará sobre a importância de os municípios se engajarem na entrega de recursos para o término das obras do Hospital Geral (HG). As melhorias colocarão mais 118 leitos à disposição de moradores de 49 municípios da região, abrangendo mais de um milhão de habitantes. Na segunda-feira, Bueno viajará a Brasília com o diretor-geral da instituição, Sandro Junqueira, em busca de mais recursos para as obras. Eles terão reuniões no Ministério da Saúde e com parlamentares.

Atualmente, 24 municípios da Serra Gaúcha fazem parte do Parlamento Regional, que procura unir esforços em busca de avanços para a região, além de valorizar a atividade parlamentar. Devido à pandemia de covid-19, o encontro será fechado ao público.

Os municípios que integram o grupo são: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Salvador do Sul.

23/06/2021 - 13:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo