Voltar para a tela anterior.

Uez participa da entrega dos totens de programa de rastreabilidade para produtores feirantes

Iniciativa possibilitará aos clientes da Feira do Agricultor saber a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros


O presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez/PTB, acompanhou, na tarde de terça-feira (22/06), a entrega dos primeiros totens de álcool gel com QR Code impresso para que os clientes da Feira do Agricultor do bairro São Pelegrino possam pesquisar a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros comercializados no local. Uez esteve na solenidade acompanhado do presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara Municipal, vereador Lucas Caregnato/PT.   

A iniciativa é uma realização  da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Sebrae/RS. De acordo com a pasta municipal, a tecnologia vai auxiliar os consumidores da Feira do Agricultor da Praça das Feiras. Com o auxílio do celular, pela leitura do QR Code impresso nos totens de álcool em gel, eles poderão conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem e as técnicas utilizadas, entre outras informações. Todos os conteúdos estão hospedados no site da Prefeitura de Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br).

“É uma iniciativa que beneficia tanto os clientes da feira quanto os produtores. Fico feliz que promova desde o cuidado das propriedades à qualidade dos produtos. Assim, o cliente saberá mais sobre a história dos produtores e da excelência do produto que está comprando”, frisou Uez. 

Ainda de acordo com a Smapa, nesta primeira etapa, 47 feirantes integraram o Programa de Rastreabilidade para Produtores Feirantes, lançado no ano passado e concluído em abril deste ano. Conforme o titular da secretaria, Rudimar Menegotto, uma segunda turma já está sendo formada. 

“Ficamos muito felizes porque a demanda de uma nova turma surgiu dos próprios feirantes, que estão interessados em qualificar sua produção por meio da tecnologia”, afirmou. 

Estiveram ainda presentes no evento de ontem, o prefeito municipal, Adiló Didomenico/PSDB, e a vice-prefeita, Paula Ioris/PSDB, e outros integrantes da Smapa, do Sebrae e convidados. Nos próximos dias, serão contemplados com a tecnologia produtores e consumidores do Ponto de Safra.

23/06/2021 - 11:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo