Voltar para a tela anterior.

Requerimento para instalação de Frente Parlamentar em defesa dos autistas é protocolado

Iniciativa é da vereadora Tatiane Frizzo


Por iniciativa da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, com apoio dos vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Sandro Fantinel/PATRIOTA, foi protocolado, nesta sexta-feira (18/06), o requerimento para instalação da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas.

Conforme o documento, a motivação para a criação da grupo surgiu das demandas recebidas de pais e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que, por diversas vezes, procuraram o Legislativo, com o objetivo de sanar dúvidas e ressaltar as necessidades dos portadores de TEA.

Segundo o requerimento, a Frente pretende, de forma conjunta com os pais, familiares e comunidade em geral, identificar as legislações e políticas públicas, em prol dos autistas e, consequentemente, buscar alternativas para a efetivação dos direitos de pessoas que possuem esse diagnóstico.

De acordo com a autora da proposta, é necessário avançar na educação inclusiva. Tatiane Frizzo destaca que todos os alunos devem ter a possibilidade de integrar-se ao ensino regular, mesmo aqueles com deficiências ou transtornos de comportamento.

“É imprescindível que as escolas atendam às necessidades dos alunos inseridos em classes regulares, por meio de mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação dos professores e nas relações família-escola. Além disso, não podemos deixar de lado a importância do acompanhamento e do suporte que o Poder Público deve dar às famílias que, muitas vezes, encontram-se perdidas e sem apoio especializado” salienta.

A duração da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas será de dois anos, a contar da sua implantação, conforme o requerimento. Nesta sexta, é celebrado o Dia do Orgulho Autista.

18/06/2021 - 13:43
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo