Voltar para a tela anterior.

Vereadores realizam plantio de árvore no encerramento da Semana do Meio Ambiente

Ato simbólico ocorreu no Parque Getúlio Vargas


A Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou um ato simbólico no início da tarde desta sexta-feira (11/06), durante o encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente. Os parlamentares plantaram um Ipê-roxo, árvore nativa, que consta no Plano Diretor de Arborização Urbana de Caxias do Sul. O plantio contou com o auxílio do servidor municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Paulo Staudt.

O evento, que ocorreu no Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), contou com a participação do presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez/PTB. A cerimônia teve também a presença do integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), vereador Adriano Bressan/PTB, e dos vereadores Marisol Santos/PSDB, Maurício Marcon/ NOVO, Maurício Scalco/NOVO e Tatiane Frizzo/PSDB. O Executivo foi representado pelo chefe de gabinete, Cristiano Becker da Silva, pela gerente de Educação Ambiental da Semma, Tatiana Vergani, pela coordenadora de legislação da Semma, Luzia Oss e pelo diretor de Serviços da Semma, Luíz Vacchi. Também compareceu ao ato a assessora da CSMA, Andréia Bertin, representando o presidente da Comissão, vereador Rafael Bueno/PDT.

Inicialmente, seria plantada uma muda de Oliveira, doada pela vereadora Tatiane Frizzo. Por conta de orientações técnicas do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ), optou-se pela alteração da planta. A Oliveira será plantada em outro local, ainda não definido pela Semma.

Conforme Tatiane Frizzo, atos como este são fundamentais para chamar atenção da população para a preservação do meio ambiente.

“Precisamos pensar nas nossas atitudes. As pessoas precisam entender que não é possível plantar árvores em qualquer local. É necessário um entendimento técnico. Assim, não corre o risco de árvores atingirem os fios de energia elétrica. Hoje é um dia muito especial. Toda vez que eu vier ao parque dos macaquinhos, vou querer verificar como está a árvore que plantamos. Este é um gesto de carinho com a nossa natureza,” destacou.

O vereador Adriano Bressan, que integra a CSMA, também reforçou a necessidade de uma preocupação ambiental.

“É importante que as pessoas tenham compreensão ambiental. Este ato é muito representativo. Que as gerações futuras possam usufruir dessa árvore que plantamos,” ressaltou.

Para o presidente do Legislativo, é fundamental o regramento do plantio. Uez salientou que inúmeras árvores foram plantadas de forma equivocada na cidade, muito por falta de conhecimento da população. Ele ainda lembrou a importância do Plano Diretor de Arborização Urbana.

“Praticamente, na metade da cidade foram plantadas árvores de formas erradas, em locais errados, ocasionando diversos problemas estruturais, principalmente em calçadas. Agora, com a implantação do gerenciamento de arborização vamos conseguir reverter essa situação,” enfatizou.

De acordo com Luíz Vacchi, para o plantio adequado, as pessoas precisam ter orientações técnicas da Semma, a fim de não ocasionar riscos à cidade.

“É preciso pensar em uma arborização adequada. Uma árvore em um local inadequado gera interferência urbana, podendo ocasionar problemas na rede de esgoto, por exemplo,” pontuou.

Além de Rafael Bueno/PDT e Adriano Bressan/PTB, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente conta com os vereadores, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB.

(Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418)

11/06/2021 - 16:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo