Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar visita FAS para analisar surto de Covid-19 em Casa Lar de Caxias do Sul

Vereadores conversam com presidente e equipe técnica para compreender ocorrido


Na tarde desta segunda-feira (31/05), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Legislativo Caxiense, esteve em visita a Fundação de Assistência Social (FAS) para compreender o surto de Covid-19 em uma das Casas Lares, anteriormente divulgado pela mídia local. A Frente foi recebida pela presidente da fundação, Katiane Boschetti da Silveira, pelas diretoras Georgia Tomasi (Administrativo), Jamila Tassemeier (Proteção Social Especial) e Ana Maria Pincolini (Gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e Psicóloga). Foi divulgado, e posteriormente confirmado, o diagnóstico de 3 crianças e 8 funcionários infectados.

Presidente da Frente Parlamentar, o vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, externou compreender que as questões burocráticas e de judicialização atrapalham frequentemente o bom desenvolvimento das atividades da fundação. Também alertou que a intenção da Frente era com intuito de entender e construir melhores práticas entre Executivo e Legislativo, sempre pensando no coletivo e na sociedade, nas pessoas.

Katiane disse que é desafiador o trabalho, ainda mais em meio a essa pandemia, entendendo que o lado social está no topo da pirâmide e esse grupo precisa de um olhar diferenciado. A presidente lamentou que o serviço social não esteja listado nas prioridades da vacinação, uma vez que também está na frente dessa batalha. Sobre o surto, em si, o grande desafio foi de isolar essas crianças, apesar de estarem bem e com acompanhamento inicial, buscando total preocupação com elas e com o corpo técnico que acompanha as atividades nas Casas Lares.

A diretora Jamila, da Proteção Social, enfatizou que a FAS está fortalecendo por 'lives' sobre os cuidados e orientações nesse tipo de situação. Informou que as equipes estão sendo testadas em massa.

Presentes no encontro, os vereadores Clóvis Xuxa/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Marisol Santos/PSDB e Lucas Caregnato/PT, se manifestaram junto ao corpo técnico para dúvidas e contribuições. Xuxa debateu sobre a importância da FAS estar nos bairros com orientações e a importância de se reinventar em meio às situações pandêmicas. Já Caregnato, se preocupou com as equipes e em compreender a extensão do problema, por entender que é necessário fazer uma pesquisa de como o surto surgiu. Em sua fala, Marisol sugeriu uma Moção/Indicação em prol desta causa e dos servidores sociais. Também agradeceu a oportunidade da FAS estar disponível para receber a Frente e apresentar as informações necessárias, uma vez que o grupo parlamentar quer prestar esclarecimentos à população.

A Frente Parlamentar tem seu funcionamento documentado até o final de 2022, sendo composta pelos vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos (Presidente), Denise Pessôa/PT (Secretária), Estela Balardin/PT, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB, Clovis Xuxa/PTB, Renato Oliveira/PCdoB e Juliano Valim/PSD.

Texto: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

01/06/2021 - 11:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo