Voltar para a tela anterior.

Zé do Rio comemora um ano como Cidadão Caxiense com exposição

A abertura da mostra acontece às 17h desta sexta-feira, no Espaço Cultural Mário Crosa


Após completar um ano com o título de Cidadão Caxiense, o artista José de Oliveira Luiz, o Zé do Rio, está promovendo uma exposição comemorativa na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A abertura da mostra acontece às 17h desta sexta-feira (15/04), no Espaço Cultural Mário Crosa, com um sarau. Ele espera promover momentos de música, dança e declamação de poesias. O tema é 'Poizé dos Rios de A a Z - uma alegoria biodiversincrética: mandalas, chakras, móbiles. A visitação ficará aberta até o final deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Cerca de 500 varetas de cedro que vêm desde cima circundam a escultura dos Direitos Humanos, de Bruno Segalla. Elas reproduzem cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, lilás, branco, prata e dourado. O autor explica que as cores representam centros de energia traduzidos em chakras. Em movimento circular, têm-se a harmonia que a filosofia do Hinduísmo chama de mandalas, detalha. Junto às varetas, estão dispostos quadros pintados pelo ex-aprendiz de Zé do Rio, o pintor Antonio Buca.

O artista destaca que não pretende transmitir mensagens complexas, mas, apenas, estimular a meditação e o encontro de diversas possibilidades de leitura que, segundo ele, a alegoria permite. Ressalta, também, que tem buscado uma comunicação não-verbal que se expresse por meio da provocação de sensações.

Para Zé do Rio, a arte está ligada à meditação. A seu ver, o entendimento de qualquer manifestação depende da quantidade de pontos de vista que se dediquem a tentar compreendê-la.

Com 73 anos de idade, Zé do Rio diz ter adotado Caxias do Sul como a sua cidade, embora seja natural do Rio de Janeiro. Na sessão solene de 15 de abril do ano passado, ele recebeu da Câmara o título de Cidadão Caxiense. A entrega da honraria foi proposta pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT.

14/04/2011 - 20:36
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo