Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul comemorará a Semana Municipal do Hip-Hop

Projeto de Denise Pessôa, bastante debatido, foi aprovado por unanimidade


O projeto de decreto legislativo, que cria a Semana Municipal do Hip-Hop, passou pela unanimidade dos votos, na sessão ordinária desta terça-feira (12). Dezenas de representantes do movimento acompanharam, no plenário, a discussão do tema. De autoria da vereadora Denise Pessôa/PT, a matéria prevê a realização do evento na última semana do mês de agosto, tendo a Câmara Municipal como sede. O evento reuniria modalidades artísticas ligadas ao movimento, casos de break, graffiti e rap.

Mesmo com a aprovação unânime, a proposta gerou posicionamentos diferentes. A votação da proposta já havia sido adiada na plenária do último dia 22, a pedido da vereadora Ana Corso/PT.

Em reunião, ocorrida no último dia 6 de abril, a proposta foi defendida pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, presidida por Denise Pessôa. Representantes do movimento hip-hop em Caxias do Sul, além da Nação Hip-Hop Brasil, maior organização do movimento na América Latina, participaram do encontro e reforçaram a necessidade de valorização do hip-hop, em Caxias do Sul, por meio da criação de uma semana, além da contribuição que o movimento traz à juventude.

Durante a sessão ordinária de hoje, Denise voltou a defender a importância do Legislativo criar um espaço oficial para o movimento. Referiu outro projeto, também de decreto legislativo, aprovado em 1996 e proposto pelo falecido ex-vereador Clauri Flores, que instituiu a Semana da Consciência Negra.

Denise considerou, ainda, que o projeto da Semana do Hip-Hop recebeu pareceres legais da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e da Comissão de Educação da Casa.

Em concordância, o vereador Daniel Guerra/PSDB tratou do benefício de movimentos como o hip-hop ao público jovem e que, por isso, merece apoio. Moisés Paese/PDT, também favorável, defendeu a valorização e inclusão de manifestações artísticas.

O vereador Elói Frizzo/PSB afirmou não lembrar de a Casa ter patrocinado qualquer evento desse tipo. Ao defender o caráter benéfico do movimento, sobretudo para os jovens, sugeriu mobilização para que o Executivo apresente a proposta, e, assim, o evento possa estar de acordo com as demais comemorações de mesma ordem do município. Disse que votaria a favor pelo mérito da proposta.

Para a vereadora Geni Peteffi/PMDB, é preciso avaliar a apresentação de projetos apenas para favorecer determinados grupos, sem que a situação geral seja devidamente avaliada. Assim como Frizzo, também destacou que o ideal seria que a proposta fosse efetivada por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Conforme a vereadora Ana Corso/PT, a Câmara sempre oferece a própria estrutura para a realização da Semana da Consciência Negra, por exemplo, o que não inclui ajuda financeira. Defendeu que a proposta da semana, posteriormente, seja ampliada para a criação de um programa permanente no município, voltado à valorização do movimento. Também de acordo com a proposta, Mauro Pereira/PMDB reconheceu o trabalho do movimento nos bairros, por meio de oficinas.

Favorável, o vereador Gustavo Toigo/PDT elogiou o incentivo à educação proposto por atividades do gênero. Segundo Rodrigo Beltrão/PT, a Câmara precisa garantir a inclusão social de todas as manifestações culturais e artísticas.

Na sequência, Renato Nunes/PRB posicionou-se favoravelmente à proposta de Denise. Afirmou ainda acreditar no apoio do Executivo.

Para Ari Dallegrave/PMDB, a divergência quanto à proposta reside em se atribuir a responsabilidade pelo evento à Câmara, e não ao Município. Também afirmou ser favorável à iniciativa. Alaor de Oliveira/PMDB referiu projetos, de sua autoria, que contemplam o incentivo a manifestações do hip-hop. Vinicius Ribeiro/PDT expôs que projetos desse tipo possuem mais força quando apresentados pelo Executivo. Assim, disse que é preciso avançar na questão.

 

Votos: Alaor Michels de Oliveira/PMDB (a favor) , Ana Maria Corso/PT (a favor) , Ari Antonio Dallegrave/PMDB (a favor) , Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Antonio Guerra/PSDB (a favor) , Denise da Silva Pessôa/PT (a favor), Edio Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Luis Toigo/PDT (a favor), Moisés Paese/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) , Renato de Oliveira Nunes/PRB (a favor), Renato José Ferreira de Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Moreira Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

12/04/2011 - 20:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo