Voltar para a tela anterior.

Sandro Fantinel defende e exalta os produtores rurais e o agronegócio

Parlamentar afirmou que vai lutar para que melhorias e políticas públicas cheguem à área rural do município


Na manhã desta quinta-feira (13/05), durante a 43ª sessão ordinária, o vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA utilizou do espaço do Grande Expediente para defender e destacar conquistas de agricultores caxienses. O parlamentar destacou que os produtores rurais, além de serem responsáveis por colocar comida na mesa dos cidadãos, contribuem e muito para a economia da cidade.

Em seu pronunciamento, Fantinel destacou que, segundo dados divulgados pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a receita do agronegócio (lavoura, pecuária, serviços e indústrias) foi de R$ 192 bilhões, sendo cerca de 40% do produto interno bruto (PIB) do RS. Ao trazer o tema para o município, o parlamentar afirmou que a cidade tem status de destaque. “Os maiores produtores de hortigranjeiros do Estado estão aqui em Caxias do Sul”, ilustrou.

O solo caxiense, segundo Fantinel, é responsável por 28 diferentes culturas. A uva aparece como destaque, mas a maçã assume a liderança na produção anual, chegando a 130 mil toneladas. Desde o início de sua colonização, Caxias abraçou a agricultura e, para o parlamentar, essa parte da história deve ser destacada e preservada. “O nosso agronegócio é forte e funciona, e isso precisa ser visto tanto pelo governo municipal, quanto pelos governos estadual e federal”, enfatizou.

Defensor da classe agricultora, o patriota destacou que o setor necessita de políticas públicas, a fim de melhorar ainda mais as condições de trabalho. “A manutenção das estradas para escoamento da produção e bom sinal de telefone e internet para os agricultores são questões básicas para o crescimento”, defendeu.

Carapiaí, localidade do distrito de Fazenda Souza, também foi assunto do pronunciamento do vereador. Fantinel trouxe dados sobre a produção agrícola da localidade. São cerca de 50 produtores que chegam a uma produtividade de 11 milhões de toneladas por safra, chegando a um faturamento de, aproximadamente, R$ 20 milhões a cada colheita.

O asfaltamento de estrada que permite o escoamento da safra e deslocamento de moradores da localidade também foi apontado por Fantinel. Como integrante da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), o legislador deseja que a prefeitura repasse o projeto de asfaltamento, para a busca de emendas parlamentares e recursos com o governo federal, o que poderá possibilitar as obras.

Os vereadores Olmir Cadore/PSDB, líder do governo Adiló Didomenico/PSDB na Câmara, e Zé Dambrós/PSB se manifestaram em apoio às falas de Fantinel. Parabenizaram o vereador por seus pronunciamentos e pautas trazidas à tribuna.

13/05/2021 - 10:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo