Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em apoio ao aeroporto de Vila Oliva se reúne com secretários municipais  

Objetivo do encontro na Câmara Municipal foi buscar respostas do executivo em relação aos projetos para acessos e construção do empreendimento


A Frente Parlamentar em prol do aeroporto de Vila Oliva da Câmara Municipal se reuniu na tarde desta quinta-feira (06/05), na Sala das Comissões Geni Peteffi, com integrantes do Executivo municipal para buscar respostas aos projetos que contemplem os acessos da obra. O empreendimento tem o orçamento em R$ 200 milhões. 
 
Participando do encontro, a secretária municipal de Planejamento, Margarete Bender, explicou que os acessos já estão definidos e estudos de viabilidade já estão em andamento. A estrada que liga Vila Oliva e Gramado é uma das opções existentes hoje, mas há necessidade de fazer projetos para melhorar esse acesso. 
 
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, mostrou preocupação com possíveis ocupações nas áreas ao redor da construção, já que durante o período da obra, as áreas desapropriadas pelos agricultores ficarão sob responsabilidade pública. "Eu tenho uma sugestão. Não tem como os agricultores plantarem nesses hectares até a construção iniciar. Com isso impossibilitaria uma ocupação nas propriedades?", completou o parlamentar.  
 
O integrante da Frente, Juliano Valim/PSD, disse acreditar que o novo aeroporto vai trazer um grande desenvolvimento à região, principalmente para Vila Oliva, Fazenda Souza, Ana Rech e até para o bairro Serrano. "É muito importante participar desta Frente, pois podemos buscar estudar os projetos antes de serem construídos e, se tiverem algum erro, podemos apontar e alterar antes, o que ficaria muito difícil de fazer após a construção da estrada e do aeroporto", argumentou. 
 
Já o vereador Adriano Bressan/PTB, pontuou que o prefeito Adiló Didomenico/PSDB está mostrando para a população que quer ver o aeroporto de Vila Oliva em andamento. No entanto, expôs preocupação com o prazo de início efetivo das obras.

O vereador Ricardo Daneluz/PDT, exaltou a importância do empreendimento para Caxias do Sul, mas segundo ele, há necessidade de observar como acontecerá a abertura ou melhoria nos acessos. "Faz tanto tempo  que esse aeroporto vem sendo falado. Não há como entender a demora em pensar nos acessos da cidade", declarou. 
 
Para a vereadora Denise Pessôa/PT é preciso enaltecer o projeto, mas ao mesmo tempo fazer uma ressalva. "Quais as medidas a serem tomadas se não houver interesse de uma empresa no momento da construção ou melhoria dos acessos que levam ao aeroporto?", questionou a petista.

Por último, o vereador Olmir Cadore/PSDB, argumentou que o aeroporto será muito importante para o município. "Esse empreendimento é a menina dos nossos olhos. Fico lisonjeado em participar dessa Frente", salientou. 
 
Também participaram da reunião, os secretários de Urbanismo, João Uez, e de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti. Ambos se manifestaram elogiando os esforços do município para tocar o andamento da obra. Segundo Uez, Caxias tem mais de 70 mil empresas ativas e os caxienses necessitam do aeroporto para alavancar a economia.

A previsão de início da elaboração dos projetos do aeroporto é para meados de junho ou julho. Já conforme a secretária Margarete Bender a expectativa da pasta municipal é que as obras iniciem efetivamente em 2023. 
 
Integram a Frente Parlamentar os vereadores, Alexandre Bortoluz/ PP, Sandro Fantinel /PATRIOTA (presidente), Juliano Valim/PSD, Rafael Bueno/PDT, Ricardo Daneluz /PDT, Mauricio Marcon/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Wagner Petrini/PSB, Denise Pessôa /PT e Adriano Bressan/PTB. 

Texto: Frente Parlamentar em Apoio ao Aeroporto da Serra Gaúcha

06/05/2021 - 17:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo