Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa" analisa como produtiva visita ao complexo

Grupo de trabalho conferiu a situação dos prédios tombados, na tarde desta quarta-feira (05/05)


Vereadores que integram a Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", da Câmara Municipal caxiense, visitaram o complexo tombado na tarde desta quarta-feira (05/05). Eles foram recepcionados pela secretária municipal de Planejamento, Margarete Bender. A secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, também acompanhou a visita, além do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter. Os vereadores entenderam como produtiva a visita e garantiram que o Legislativo irá atuar para acompanhar de perto as discussões sobre a ocupação.

A secretária Margarete ressaltou que, no final do ano passado, foi assinado o contrato com o escritório de arquitetura para elaboração do Plano Geral da Maesa. Essa ação abrangerá a indicação de potencial e vocação dos prédios, zoneamento, diretrizes de infraestrutura, do tipo e grau das intervenções e das medidas de prevenção para adequar os prédios no Plano de Ocupação e no Plano Diretor formulado pela Comissão Especial para Análise de Uso e Gestão da Maesa. Ela disse ainda que a ocupação buscará oferecer espaços de lazer, atividades vinculadas à cultura, gestão com sustentabilidade e participação da comunidade. 

"Os próximos passos apenas serão determinados depois que o plano for apresentado e debatido. Vamos trabalhar na participação da iniciativa privada porque precisa haver sustentabilidade econômica. A definição de quais mecanismos ocuparão os prédios somente será feita após a apresentação do trabalho e o estudo das atividades econômicas. As reivindicações da sociedade serão muito bem avaliadas, mas ainda não se pode definir nada", afirmou, lembrando que a instalação de um mercado público é uma unanimidade e não se sabe se a participação da iniciativa privada será por meio de Parceria Público-Privada (PPP) ou concessão.

Para Valdir Walter, é importante esse acompanhamento:

"Sempre pensamos no tombamento da Maesa pela história de Caxias do Sul. Batalhamos muito de forma comunitária. Estamos atrasados, perdemos três anos (do governo municipal cassado, de 2017 a 2019), mas agora acredito que será dado andamento para entregar a Maesa à comunidade caxiense".

Na visita às dependências da Maesa, os parlamentares verificaram que boa parte do maquinário (massa falida) que era utilizado pela empresa que ocupou o prédio até recentemente está sendo retirado. Parte dos objetos, máquinas e demais equipamentos foi tombada e permanecerá nos locais após ser catalogada.

Rafael Bueno avaliou que a visita teve uma ótima participação dos colegas parlamentares.

"Espero que a Comissão Especial que o município formou, a qual integro pela Câmara, ajude a comunidade a ser ouvida para a tomada de decisões. Nada pode ser decidido em portas fechadas. Nós, vereadores, precisamos fazer essa fiscalização", destacou Bueno.

Além de Rafael Bueno, estiveram na visita vereadores Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB, e assessorias de outros parlamentares da Frente e também do Legislativo.

Frente da Maesa - Também integram a Frente os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa - MTB 12672

05/05/2021 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo