Voltar para a tela anterior.

Câmara Vai aos Bairros mobiliza mais de cem pessoas do Santa Fé

A primeira edição do projeto em 2011 contou com a presença dos 17 vereadores da Casa


A oportunidade para expor as dificuldades do dia a dia de 16 bairros e loteamentos levou mais de cem pessoas a comparecerem à reunião do projeto Câmara Vai aos Bairros, realizada na noite desta segunda-feira (11/04), no centro comunitário do bairro Santa Fé. A retomada do projeto da Câmara Municipal de Caxias do Sul contou com a presença dos 17 vereadores da Casa. No encontro, coordenado pelo presidente Marcos Daneluz, os parlamentares ouviram as demandas da região e garantiram que encaminharão as demandas para a prefeitura e que se esforçarão pelo atendimento imediato.

Os relatos das lideranças comunitárias e de diversos moradores evidenciaram dificuldades em comum na rotina da localidade. A instalação de uma sinaleira no acesso à região e a correção de problemas de esgoto, no bairro Belo Horizonte, estiveram na pauta. Quanto ao esgoto, a presidente do Parque Alvorada, Ana Dulce Rosa, salientou que a demora por providências persiste há seis anos.

As demandas ainda incluem, por exemplo, combate ao tráfico de drogas; melhoria da segurança, com mais policiais e viaturas para cobrir a região; reestruturação das redes de luz elétrica; aperfeiçoamento no sistema de coleta de lixo. Além disso, na bacia de captação da represa da Maestra, haveria acúmulo de lixo e focos de mosquitos.

Com relação à necessidade da construção de complexo esportivo, o presidente do bairro Belo Horizonte, Jairo Gomes, disse esperar que a sua consolidação não leve os mesmos 11 anos que perduraram para a retomada das obras no colégio estadual de Vila Ipê. Após alguns entraves, a escola conseguiu começar o ano letivo de 2011 com 200 alunos matriculados, faltando cercamento e cancha de jogos.

Após o pedido de creches para atender a 400 crianças cadastradas que aguardam por vagas, a presidente do Veneza, Maria Cardoso Machado, informou que a solicitação obteve aprovação no orçamento comunitário e que uma creche deverá ser construída no bairro Santo Antônio. Lembrou já existir abaixo-assinado para resolver a questão do semáforo, a fim de impedir acidentes com pedestres, no acesso aos bairros.

Outra reclamação dos moradores apontou para a contrapartida necessária para efetivar obras de calçamento. Cada metro quadrado de pó de brita estaria custando em torno de R$ 8,00. Segundo os relatos, caso um morador não possa pagar, a calçada não sai.

Presente à reunião, o coordenador do orçamento comunitário da região, José Dambrós, reconheceu as dificuldades e afirmou não concordar com a cobrança de contrapartida da população. Ele explicou que, pelo modelo atual, a prefeitura custeia pedras, cordões, canos e esgoto. Aos moradores, conforme Dambrós, cabe bancar o pó de brita e a mão de obra da empreiteira.

Na sequência, o presidente da União das Associações de Bairros, Daltro da Rosa Maciel, destacou o trabalho do falecido vereador Clauri Alves Flores, em benefício do Santa Fé. Informou que será organizada uma copa de futsal levando o nome do ex-parlamentar.

De acordo com o presidente da Câmara, o contínuo aumento da aproximação entre os parlamentares e as comunidades facilita a compreensão da sociedade sobre as funções dos vereadores. Depois de ouvidas as solicitações de moradores, elas geram proposições que são apreciadas em plenário e, depois, encaminhadas à prefeitura. Até novembro, acontecerão outras sete reuniões.

Os bairros e loteamentos contemplados na reunião desta segunda-feira foram: Altos da Maestra, Belo Horizonte, Brandalise, Canyon, Colina do Sol, Jardim das Torres, Lot. Caxias, Parque Alvorada, Pedancino, Portal da Maestra, Santa Fé, Lot. Santo Antônio, São Bernardo, Veneza, Vila Ipê e Vila Maestra.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

12/04/2011 - 12:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo