Voltar para a tela anterior.

PEM tem reunião com integrante da ONG Promundo

O objetivo do encontro foi debater possíveis ações entre o poder público e a organização


Em reunião na tarde desta terça-feira, 20, as vereadoras integrantes da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) conheceram o trabalho da ONG Promundo, por meio de seu representante em Caxias do Sul, Luiz Carlos Bolzan.

Na oportunidade, o psicólogo e consultor da ONG explanou sobre a origem da organização e seus principais projetos. A proposta do grupo é trabalhar sobre a questão de gênero a partir do olhar dos homens. Nesse sentido, as atividades são voltadas para debater a construção social da masculinidade, para que possam compreender a criação desta masculinidade tóxica que privilegia manifestações de violência e competitividade, e acaba refletindo não somente em agressividade perante às mulheres, mas também em um legado nocivo para os homens.  

A proposta da ONG é desenvolver em Caxias do Sul, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e demais iniciativas do poder público, políticas que priorizem ações públicas voltadas aos homens da cidade, a fim de debater os temas aportados pelo grupo.

Denise Pessôa/PT, procuradora do grupo de vereadoras, abordou que já está encaminhando, junto a ONG, ações com entidades de educação do município, assim como com lideranças de bairros para que grupos de reflexão possam ser criados para percorrer a cidade tratando destes assuntos. A primeira articulação está sendo feita com o bairro Reolon.

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB demonstrou seu contentamento ao ver homens se engajando na luta contra o machismo e frisou a importância deste debate ir além de uma pauta apenas feminina. “Fico muito grata de ver essas ações. Enquanto integrante da PEM estamos sempre à disposição para contribuir com o debate”. A tucana também aproveitou o espaço para repercutir a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 11/2019 da PEM, aprovado na sessão de hoje, 20, da Câmara de Vereadores, que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino Jovem em Caxias do Sul.

A petista Estela Balardin também se colocou à disposição da ONG e destacou a importância de o debate ser levado, inclusive, para o movimento feminista que, por vezes, tem resistência na participação dos homens nesta luta. A parlamentar destacou o impacto do machismo na vida dos homens e a importância da educação como possibilidade de mudança deste contexto. “A educação é uma chave de transformação social, então a gente tem que utilizar desse espaço fundamental. Tratar desde o início da formação escolar sobre essa situação pode construir uma sociedade diferente”.

Marisol Santos/PSDB agradeceu a explanação do psicólogo e relembrou sua trajetória enquanto jornalista ao abordar seu constante interesse em retratar, enquanto pauta nacional, a importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Hora, criado pelo Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul para debater a violência doméstica com homens agressores.  

Integram a Procuradoria Especial da Mulher as vereadoras Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Gladis Frizzo/MDB, que não pode participar da reunião. 

Texto: Procuradoria Especial da Mulher (PEM)

20/04/2021 - 17:33
Procuradoria Especial da Mulher
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo