Voltar para a tela anterior.

Presidente Uez participa de reunião do Parlamento Regional em Monte Belo do Sul 

Encontro buscou reforçar iniciativas de melhorias na região    


Na tarde desta sexta-feira (16/04), direto da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, no Plenário Vitório Casonatto, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez/PTB, participou da 2° reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. Uez, além de representar o Legislativo caxiense no grupo, atua como secretário na gestão 2021. 

Entre as principais pautas do encontro estiveram à necessidade de prestação de ajuda na arrecadação de fundos para a conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral (HG), localizado em Caxias do Sul. Atualmente, o HG atende 100% o Sistema Único de Saúde (SUS) e presta atendimento a mais de 50 municípios da região. 

“O Parlamento Regional irá encaminhar um documento ao líder da bancada gaúcha no Congresso Nacional, Deputado Giovani Cherini/PL, solicitando aos parlamentares, auxílio e envio de emendas para a conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral. Uma comissão do Parlamento vai marcar e conversar com o deputado Cherini no seu escritório, em Porto Alegre. A intensão é que o encontro seja marcado na próxima semana”, disse Uez durante o encontro.

Outras demandas também foram citadas como o péssimo estado de conservação da RS-431, entre os municípios de Bento Gonçalves e Guaporé, e a possibilidade de pavimentação asfáltica da RS-234 que fica entre Nova Araçá e Guabiju. 

“Encaminharemos um documento expressando nossas reivindicações em relação a essas duas rodovias que são de grande importância para o transporte de produtos da região. Vamos tentar um encontro com o representante do Departamento de Estradas e Rodagem (DAER) aqui na Serra e alguém da Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Vamos tentar já na próxima semana”, completou o presidente do Parlamento Regional, Onecimo Pauleti/MDB.  

O retorno das aulas nas escolas também esteve na pauta. De acordo com Pauleti, o Parlamento Regional encaminhará também um documento (moção) assinado por todos os integrantes do grupo endereçado ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado (TJE). Na reivindicação, a imediata volta das aulas para crianças do ensino infantil, ensino fundamental e primeiro e segundo anos do ensino médio. 

No final do encontro, foi discutido a possibilidade de uma alteração no Estatuto do Parlamento. Entretanto, inicialmente, todos os representantes das Câmaras de Vereadores que estiveram na reunião, receberão nos próximos dias algumas cópias dessas possíveis alterações para que realizem um debate interno com seus colegas de Legislativo, em seus municípios.

O próximo encontro do Parlamento Regional vai acontecer no dia 14 de maio, às 14h, na Câmara de Vereadores de Guabiju.     

O Parlamento Regional busca uma união de, atualmente, 24 cidades da Serra gaúcha. Reforçar parcerias e garantir iniciativas benéficas para a região são o foco do grupo, além de valorizar a atividade dos parlamentares. 

Os municípios que integram o Parlamento Regional são: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Salvador do Sul.

16/04/2021 - 19:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo