Voltar para a tela anterior.

Olmir Cadore repercute as ações dos primeiros 100 dias do governo municipal

O líder de governo ressaltou os projetos desenvolvidos em diversas áreas da cidade


Os primeiros 100 dias do governo municipal do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris pautou o grande expediente do vereador Olmir Cadore/PSDB, na sessão ordinária desta terça-feira (13/04). Para o líder de governo, é fundamental trazer esse debate e prestação de contas para o Parlamento caxiense.

O tucano a aplicação da legislação da chamada liberdade econômica. O dispositivo facilita a abertura de empresas, principalmente de médio ou baixo risco, e desburocratiza os processos, exigindo menos documentação, com a dispensa, em primeiro momento, do alvará. Segundo Cadore, a criação dessa lei é uma ação de boa fé, por parte do Executivo, proporcionando ao empreendedor a oportunidade de abrir o seu negócio, com responsabilidade e seriedade.

A Prefeitura também criou o projeto Caxias Legal, para regularização imobiliária. Nessa área, o Executivo desenvolveu maneiras de tornar mais simples e eficaz a aprovação e a regularização, através de um sistema 100% online. Com o projeto, foi possível liberar 236 processos e 282 Habite-se.

O Turismo mostra-se como preocupação do governo municipal. Segundo o vereador, a cidade carece de investimento na área, em comparação a outros municípios da Serra gaúcha. O município busca tornar o turismo, para Caxias, uma fonte de emprego e renda. Dessa forma, está criando um inventário turístico que pretende visualizar os potenciais pontos turísticos.

Na ótica do parlamentar, a criação e a defesa do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), aprovado pela Casa no mês de março, por parte do prefeito Adiló, foi uma atitude louvável. Dessa forma, o devedor tem a possibilidade de regularizar a sua situação financeira.

A área da educação teve cerca de 2.300 novas matrículas, entre a rede municipal e a Educação Infantil. Houve, também, o início das obras na Escola Municipal Atilino Pinguelo e a licitação das obras da Escola Laurindo Formolo, com investimento na ordem de R$ 12 milhões. O parlamentar destacou a compra de mais de 50 mil acessos à internet, para a qualificação e a inovação na gestão.

De acordo com o vereador, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recebe um tratamento sério por parte do Executivo, pela relação do prefeito Adiló com a empresa. “Ele (Adiló) foi presidente da autarquia, e, naquele período, a Codeca foi bem gerida. Ela tinha uma saúde financeira invejável. E, nos últimos tempos, com gestões não comprometidas com a qualidade e a seriedade dessa empresa, acabaram a deixando no vermelho”, afirmou Cadore.

Em momento de pandemia, as políticas sociais comunitárias receberam atenção do governo municipal. Nesses 100 dias, houve a reativação do Restaurante Popular, em parceria com o projeto Mão Amiga, que proporciona 800 refeições ao dia e cursos profissionalizantes; o Programa Cesta Básica, com a ampliação do orçamento e avaliação técnica das famílias que recebem o benefício; projeto de Troca Solidária, readequado para um novo formato, com alimentos de agricultores da cidade.

De acordo com o líder de governo, a área da saúde é a que apresenta maior dificuldade para o Executivo. Apesar das adversidades, o vereador elogiou o trabalho da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, na organização da vacinação contra a Covid-19 e na realização dos testes.

O parlamentar citou, ainda, as ações desenvolvidas na área da cultura, no transporte coletivo, no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e em relação à construção do Aeroporto de Vila Oliva.

13/04/2021 - 11:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo