Voltar para a tela anterior.

Vereador Maurício Scalco denuncia fake news

Parlamentar afirmou se sentir ofendido pelo conteúdo inverídico da publicação veiculada nas redes da vereadora Estela Balardin


O vereador Maurício Scalco/NOVO utilizou o espaço do Grande Expediente, durante a sessão ordinária desta terça-feira (06/04), para rebater postagem da vereadora Estela Balardin/PT publicada nas redes sociais da vereadora, neste final de semana. Scalco acusou Estela de espalhar mentiras utilizando seu nome no sentido de ter votado contra um pedido de informações discutido na sessão de quinta-feira (1°/04). O pedido continha questionamentos à prefeitura sobre equipamentos de proteção individual (EPIs) em escolas do município. Scalco votou favorável ao pedido.

O parlamentar acusou a colega vereadora de perseguição, condenando a atitude, que, segundo Scalco, foge dos deveres de um vereador de uma cidade como Caxias do Sul. O parlamentar do NOVO leu um trecho de um projeto de lei protocolado pela vereadora Denise Pessôa/PT, que tem como objetivo combater as chamadas fake news (notícias falsas, em tradução literal do inglês). O legislador condenou firmemente a propagação de notícias falsas, o que, para ele, apenas atrapalham o trabalho e criam redes de ódio. 

“Essa perseguição da vereadora nas redes sociais se dá comigo por quê? Por que represento uma parcela da população que o PT combate? Por que eu sou branco? Por que sou empresário? Por que eu sou empreendedor?”, questionou o parlamentar, buscando entender os ataques. Scalco afirmou que sua família também sofreu calúnias nas redes sociais. Buscando seus direitos de retratação, Scalco explanou que vai à Justiça para acionar medidas legais e também à Comissão de Ética Parlamentar da Casa. No grande expediente seguinte, a vereadora Estela pediu desculpas a Scalco e informou que já retirou o post das redes.

Prestando apoio ao vereador do NOVO, Olmir Cadore/PSDB reiterou que esses ataques não agregam em nada no trabalho dos parlamentares. O tucano disse que são situações que o deixam entristecido porque têm sido constantes. Colega de partido de Scalco, Maurício Marcon/NOVO chamou a bancada do PT do Legislativo caxiense de “bancada da fake news”, além de afirmar que os vereadores do NOVO estão sendo perseguidos. “Nós não vamos nos calar, a ‘bancada da fake news’ não vai se dar bem nesta Câmara”, disse Marcon.

Ao final de seu pronunciamento, Scalco trouxe frases de personalidades, onde os autores defendem o caráter das pessoas e o fim das calúnias.

06/04/2021 - 10:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo