Rafael Bueno pede maior engajamento de grandes empresas nas obras do Hospital Geral

Vereador também cobrou comprometimento do município, das prefeituras da região e do Legislativo

O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT, usou a tribuna virtual do Legislativo caxiense na manhã desta quinta-feira (01/04) para pedir um maior engajamento de grandes empresas de Caxias do Sul para ajudar na conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral (HG). Com a finalização, serão mais 130 leitos para o SUS do município e da região.

Bueno lembrou as doações feitas por pessoas físicas e jurídicas na campanha #todospelogeralparatodos , mas citou que se houvesse mais participação de indústrias que têm alto faturamento na cidade e que estão trabalhando praticamente com toda a capacidade mesmo durante um ano de pandemia, ao contrário do comércio, a situação dos leitos já poderia estar resolvida. No portal da transparência da campanha é possível acompanhar a evolução das doações e quem tem feito as contribuições.

Bueno lembrou o fato de a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul ter doado R$ 500 mil (em setembro de 2020) às obras do HG, mesmo com o comércio atravessando enormes dificuldades nos últimos meses devido ao abre e fecha e incertezas com faturamento e futuro dos milhares de estabelecimentos comerciais da cidade.

"Grandes empresas, e cito Randon e Marcopolo, que inclusive estão arrecadando muitos lucros mesmo em tempos de pandemia, e isso é positivo, não estão contribuindo como deveriam com uma causa de enorme interesse social, a mais importante obra recente da história da nossa cidade", destacou Bueno, ressaltando que empresas de fora de Caxias do Sul, por exemplo, doaram R$ 100 mil, R$ 200 mil e até R$ 1 milhão.

O pedetista ainda lembrou que fez um apelo nesta terça-feira (30/03) para o prefeito Adiló Didomenico para fazer um chamamento aos prefeitos da região como forma de ajudar no término das obras, já que o HG atende a 49 municípios da Serra. Além disso, cobrou da presidência do Legislativo que decida o quanto antes sobre o pedido de destinação de R$ 2 milhões para as obras, feito por meio de ofício do diretor do HG, Sandro Junqueira.

"Mesmo que não alcance esse valor, espero que o Legislativo faça sua parte e coloque seu nome na história da saúde pública de Caxias do Sul, fazendo política na prática e sobre algo real, palpável, e que vai salvar vidas. Com R$ 1,5 milhão, por exemplo, poderíamos abrir 30 leitos em um mês", posicionou-se.

Tratamento precoce

Rafael Bueno ainda tratou sobre o tema do tratamento precoce contra a Covid-19. Segundo ele, "caso seja indicado por um médico, se quiserem usar, tudo bem", mas pediu ainda que não se intoxiquem com esses medicamentos.

"Tem, sim, pessoas morrendo por causa dessa intoxicação, por causa do tratamento precoce, como dizem. Apenas na rua onde moro e arredores, sete pessoas morreram nos últimos 15 dias de março", comentou Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal.

01/04/2021 - 14:07
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT