Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à proibição de controladores de velocidade em rodovias estaduais

Os vereadores concordam com o projeto do deputado Alceu Barbosa Velho


Por maioria de votos (9X7), na sessão ordinária desta quarta-feira (06), foi aprovada moção de apoio à proibição da instalação de controladores de velocidade eletrônicos, os pardais, nas rodovias estaduais ou sob a jurisdição do Estado. A proposta da moção coube ao vereador Mauro Pereira/PMDB. Na Assembleia Legislativa, está em tramitação o projeto de lei sobre o assunto, sendo de autoria do deputado estadual Alceu Barbosa Velho/PDT.

Conforme o texto, os pardais deveriam ser substituídos por lombadas eletrônicas. A matéria destaca que os pardais possuem caráter mais voltado à arrecadação. Justifica o seu mérito a partir das recentes denúncias de corrupção envolvendo empresas licitadas no Estado, para fornecer controladores eletrônicos de velocidade.

Para Ari Dallegrave/PMDB, a corrupção anunciada contribuiu para estimular a elaboração do projeto. Considerou, porém, não ter certeza se a lombada é mais correta que o pardal. Justificou o voto favorável por observar caráter educativo no sistema da lombada.

Em contrapartida, o vereador Elói Frizzo declarou voto contrário. Lembrou que recentes reportagens do jornalista Giovani Grizotti estão estimulando estudos para mudanças, na instalação de pardais. A seu ver, os caetanos (colocados junto a semáforos) seriam mais eficientes, no controle da velocidade. Mesmo assim, não discordou da utilização de pardais.

Segundo Harty Moisés Paese/PDT, os pardais não têm conseguido coibir a violência. Ressaltou que a proposta do deputado Alceu está atenta à questão da educação e que, ao permitir as lombadas, não exclui as possibilidades de controle da velocidade. Por isso, mostrou-se favorável.

De acordo com o autor da moção, as lombadas eletrônicas representam investimento maior de instalação do que o empregado em pardais. Para Mauro, a proposição de Alceu disciplina as formas de controle da velocidade.

O vereador Guiovane Maria/PT disse entender o projeto como inconstitucional. Mas o considerou meritório, por ser contra a utilização de pardais. Ponderou que a discussão deveria se voltar para a melhoria das estradas. Ana Corso/PT e Rodrigo Beltrão/PT acompanharam a contrariedade à proposta.

Enquanto isso, Vinicius Ribeiro/PDT explicou que todos os modais são classificados como controladores de velocidade. Para ele, ocorreram irregularidades na instalação de pardais, o que, por exemplo, resultou em ganhos de causa para pessoas que recorreram das multas, na Justiça. Sustentou ser favorável a controladores, por entender que diminuem acidentes de trânsito. Gustavo Toigo/PDT acompanhou o apoio de Vinicius aos controladores e demonstrou entendimento pela inconstitucional, já que é da União a competência de regrar o trânsito.

 

Votos: Alaor Michels de Oliveira/PMDB (a favor) , Ana Maria Corso/PT (contra) , Ari Antonio Dallegrave/PMDB (a favor) , Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Antonio Guerra/PSDB (a favor) , Denise da Silva Pessôa/PT (contra), Edio Elói Frizzo/PSB (contra), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (contra), Gustavo Luis Toigo/PDT (contra), Moisés Paese/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) , Renato de Oliveira Nunes/PRB (a favor), Renato José Ferreira de Oliveira/PCdoB (contra), Rodrigo Moreira Beltrão/PT (contra), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

06/04/2011 - 20:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo