Voltar para a tela anterior.

Zé Dambrós defende a regularização fundiária em Caxias do Sul

O vereador também alertou a comunidade sobre o aumento dos focos do mosquito da dengue


Na sessão ordinária desta quinta-feira (04/03), o vereador Zé Dambrós/PSB utilizou o espaço do grande expediente, pela primeira vez na XVIII Legislatura (2021-204), para destacar a necessidade de regularizações fundiárias na cidade de Caxias do Sul.

Antes de entrar na questão das regularizações, Dambrós destacou que a comunidade caxiense precisa redobrar os cuidados com os focos do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com ele, os focos vêm crescendo a cada ano. Por isso, os moradores devem realizar as limpezas necessárias nos terrenos.

O parlamentar lembrou os colegas que a questão das regularizações fundiárias será uma pauta votada na sessão de hoje, através do requerimento 25/2021. Para Dambrós, os secretários devem aproveitar o momento de pouco atendimento ao público, por conta da pandemia, para desenvolver os projetos de regularização dos bairros e loteamentos do município.

A falta de saneamento é algo presente em praticamente todos os loteamentos da cidade, de acordo com Dambrós. Ele disse que visitou os loteamentos mais críticos da cidade e que a situação continua igual desde 2016.

O vereador ainda sugeriu que exista um plano para realocar as famílias que são retiradas das áreas de risco. Segundo ele, é fundamental que as famílias continuem perto da sua comunidade. “Por exemplo, se têm 20 casas no Cânion que precisam ser removidas, elas (as famílias) devem ir para um local próximo. Pega-se uma área pública e se constrói ali, para que a família continue próxima dos seus amigos, da mesma UBS, da mesma igreja. Isso tem que ser pensado”, salientou.

O vereador Rafael Bueno/PDT disse que as regularizações também são questões de saúde pública, pois, sem as devidas manutenções nos calçamentos, muitas pessoas desenvolvem problemas respiratórios decorrentes da inalação de poeira. Elisandro Fiuza/Republicanos, Estela Balardin/PT, Tatiane Frizzo/PSDB e Wagner Petrini/PSB parabenizaram o colega por abordar o assunto. Fuiza defendeu que, quanto mais áreas forem regularizadas, maior será a arrecadação para o município.

04/03/2021 - 11:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo