Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno defende intensificação da testagem para covid-19 no município

Recém-recuperado do vírus, Bueno destacou que a demora de resultados via SUS atrapalham no controle da doença


Pela primeira vez na história da Câmara Municipal, um vereador utilizou o espaço do Grande Expediente de forma totalmente on-line. Esse marco aconteceu na sessão ordinária de hoje (02/03), com o vereador Rafael Bueno/PDT ocupando a tribuna virtual. Recém-recuperado da covid-19, Bueno destacou as dificuldades enfrentadas durante a doença e a necessidade de testagem da população.

Uma das principais críticas de Rafael foi à demora de se ter o resultado do exame PCR, via Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo o parlamentar, demora de sete a 15 dias. Para o vereador, essa demora resulta em dificuldades na hora de se iniciar ações como, por exemplo, isolamento social e até controle da doença.

Bueno destaca que na rede particular esse resultado é disponibilizado em até três horas. Essa agilidade na hora da testagem, para o pedetista, deve ser procurada pelo governo Adiló Didomenico/PSDB. “Não podemos chegar a um momento desses, de demorar de sete a 15 dias para saber se as pessoas estão ou não com coronavírus”, afirmou Bueno.

De forma moderada, o pedetista criticou a queda de braço entre o governador Eduardo Leite/PSDB e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no que se diz respeito às ações de enfrentamento ao coronavírus. Para o vereador, essa rusga entre os governos só atrapalha a luta contra a pandemia.

Bueno ainda trouxe para o debate a questão de Caxias do Sul receber habitantes de outras cidades em hospitais públicos e a utilização dos serviços SUS da cidade. Grande defensor da conclusão das obras do Hospital Geral, o parlamentar destacou que a não conclusão dessas obras estão fazendo falta perante o momento. “Se hoje a gente tivesse as obras do Hospital Geral concluídas, passaríamos de 237 leitos para 355 leitos, mais de 30 leitos de UTI”, disse.

A vereadora Gladis Frizzo/MDB concordou com o colega parlamentar no quesito agilidade da testagem. Para Gladis, essa ação é fundamental no controle da doença. Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT e Olmir Cadore/PSDB também concordaram com Rafael no quesito de uma intensificação da testagem da população. Caregnato destacou que os testes devem estar acessíveis para a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

02/03/2021 - 10:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo