Voltar para a tela anterior.

Vereadores são informados que 100% dos leitos UTI/SUS estão lotados em Caxias do Sul

Os secretários da Saúde e do Urbanismo participaram da sessão ordinária desta terça-feira


Cem por cento dos leitos das unidades de tratamento intensivo (UTIs), do Sistema Único de Saúde (SUS) local, se encontram lotados. A informação foi dada aos vereadores caxienses, pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/02), no plenário da Câmara. Junto com ela, estava o secretário do Urbanismo, João Uez. Eles tomaram a iniciativa de virem ao Legislativo, para pedirem o apoio dos parlamentares, no esforço de conscientização, junto à comunidade.

Além dos 100% de lotação das UTIs do SUS, conforme a chefe da pasta, as UTIs privadas se encontram próximas do esgotamento, com 85% de ocupação. Informou que, no total, existem 52 leitos de UTIs, na rede pública, e 91 na privada. Via SUS local, a secretária estimou que o limite de ampliação, a partir da infraestrutura disponível, seria de só mais 15 leitos de UTIs.

Daniele lamentou que muitas pessoas ainda insistissem em não seguirem os protocolos preventivos ao novo Coronavírus (Covid-19), como a utilização de máscaras faciais e de álcool em gel e a adoção do distanciamento social, evitando aglomerações. Afirmou que, para as próximas horas, é esperada a confirmação do governo do Estado, quanto ao envio de mais doses da vacina contra a Covid-19.

A secretária alertou que, em média, cada imunizante tem 60% de eficiência, significando que, mesmo depois de vacinado, o cidadão precisa manter os mesmos cuidados de saúde. Explicou que, entre a primeira e segunda dose da vacina, há um intervalo de 28 dias de aplicação. Disse que, depois da última dose, o efeito acontece após dez dias da aplicação.

Em resposta aos vereadores, Daniele antecipou que a próxima faixa etária a ser vacinada será a dos 75 anos aos 79 anos. Destacou que, entre os profissionais de saúde, 30% do efetivo ainda precisa ser imunizado. Atentou que não existe previsão legal e nem disponibilidade de doses, no mercado, para que o próprio município proceda à compra. Detalhou que o sistema SUS possui um cadastro para a distribuição dos imunizantes a estados e municípios. Garantiu que, o quanto antes, a pasta tentará colocar em prática um mutirão de retomada de cirurgias eletivas.

Enquanto isso, o secretário do Urbanismo, também em resposta a vereadores, trouxe detalhes da reunião do gabinete de crise da Prefeitura, realizada no decorrer da manhã de hoje, no atual momento de bandeira preta, no modelo de distanciamento controlado do Estado do Rio Grande do Sul. Ela resultou na edição e na publicação do decreto municipal 21.406/2021. Entre outros pontos, o novo decreto adequou o município às regras estaduais, incluindo a paralisação de atividades, das 20h às 5h, determinação que prossegue, em princípio, até a próxima terça-feira.

O secretário Uez anunciou que a equipe passa a contar com 42 fiscais, para atuação diária. Referiu que, por hora, chegam à secretaria em torno de 50 denúncias. Citou algumas das regras e dos impedimentos: em quadras esportivas, só podem treinamentos funcionais, com a supervisão de profissionais de Educação Física; escolas, no formato presencial, só estão permitidas do Ensino Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental; todos os eventos sociais estão cancelados; mesmo após as 20h, existe autorização para telentrega e telebusca; em bares e restaurantes, são aceitas 70 pessoas, no máximo, ou 25% da lotação prevista em alvará.

23/02/2021 - 16:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo