Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca é reinstalada

A duração do grupo, que terá como foco assuntos ligados à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), vai até 31 de dezembro de 2024


Pela unanimidade de voto dos vereadores caxienses, a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foi reinstalada, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/02). A duração do grupo vai até 31 de dezembro de 2024. O requerimento que estabelece a retomada da frente (Req. 19/2021) está assinado pelos seguintes vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clovis Xuxa/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Maurício Marcon/NOVO, Maurício Scalco/NOVO, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Tatiane Frizzo/PSDB e Wagner Perini/PSB.

O documento detalha um pouco do histórico da empresa, que é de economia mista e ligada ao município. Responsável pela limpeza pública de Caxias do Sul e por executar obras de infraestrutura, segundo os parlamentares, seria a única desse porte no Brasil, mas passou por um grande prejuízo financeiro acumulado de 2017 a 2019.

“Em que pese ter vindo de uma grande recuperação ocorrida no ano de 2020, com uma reestruturação de governança, visando melhores práticas de gestão, uma expressiva redução do prejuízo operacional e melhoria em sua liquidez, ainda necessita de grandes esforços de todos para garantir sua estabilidade financeira e plena capacidade e qualidade na prestação de serviços à população”, afirmam os autores.

Bressan acrescentou mais informações sobre a trajetória da companhia. Mencionou que somente de resíduos seletivos são coletadas 90 toneladas diariamente. ”É momento de acompanhá-la e de trabalhar, juntamente com os parlamentares, para a recuperação dessa grande empresa, que nos orgulha em Caxias do Sul”, defende o petebista.

Para o vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, a companhia tem provado fazer um trabalho de excelência, mesmo diante de dificuldades financeiras. O republicano defendeu que seja feito um planejamento estratégico de médio e longo prazos por parte da atual gestão, no sentido de atender melhor à população. Sugeriu a implementação de uma parceria público-privada.

O socialista Wagner Petrini disse que, recentemente, cumpriu agenda na Codeca e foi bem recebido pelo comando. Na avaliação da vereadora Estela Balardin/PT, a Codeca influencia a cidade em dois aspectos: ambiental e social. “O lixo, por muitos visto como algo descartável, ajuda no desenvolvimento sustentável de Caxias do Sul”, compreende Estela, se colocando solidária às Associações de Reciclagem, cujos participantes, conforme a vereadora, têm atualmente registrado uma partilha muito pequena, na faixa de R$ 400/mês.

Na opinião da parlamentar Denise Pessôa/PT, torna-se necessário também olhar com mais atenção aos profissionais que atuam na Codeca, neste momento de pandemia, para que sejam vacinados contra o vírus, já que cuidam da limpeza da cidade, mas ficam suscetíveis por estarem cotidianamente em contato com os resíduos. A petista sugere que a companhia invista no setor de Obras que dispõe, para que tenha rentabilidade.

A consciência ambiental em torno da separação adequada de resíduos foi lembrada pelo vereador Lucas Caregnato/PT, que é professor na Rede Municipal de Ensino. De acordo com ele, sempre que se estuda a questão dos resíduos, a companhia vem à mente como exemplo. Ele espera que ela siga sendo pública. Na opinião do vereador Maurício Scalco/NOVO, é preciso transparência nos números da companhia, tendo em vista que, em breve, poderá ser solicitada, pelo Executivo, apreciação da Casa sobre repasse de valores.  O socialista Jose Dambrós avalia como oportuno agendar uma visita ao aterro sanitário, para conferir a quantidade de resíduos orgânicos que a população produz. Sandro Fantinel/PATRIOTA propõe aproveitando desses resíduos domiciliares por parte da companhia para a produção de biogás.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 19/2021

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

23/02/2021 - 15:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo