Voltar para a tela anterior.
Instalar uma frente parlamentar de acompanhamento das obras do novo Aeroporto de Vila Oliva é um dos objetivos do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA. Na sessão ordinária desta terça-feira (23/02), ele pediu o apoio dos colegas, a para criação do grupo de trabalho. Fantinel externou preocupações, sobretudo, com a situação das estradas de acesso ao futuro empreendimento.
O patriota lamentou a conservação das vias de Fazenda Souza. Na ótica dele, antes de se pensar no aeroporto em si, é fundamental garantir um acesso adequado para o próprio escoamento da produção, por exemplo.
Fantinel também tratou de uma indicação que fez ao Executivo Municipal. Por meio dela, o vereador sugeriu a adoção, em Caxias do Sul, de um projeto de biogás israelense, voltado a transformar restos orgânicos em gás de cozinha. “O equipamento é um biodigestor que funciona mediante processo anaeróbico (ausência de oxigênio), com bactérias internas que geram o gás metano, o qual é filtrado e armazenado. Elimina uma tonelada de lixo orgânico por ano e deixa de emitir seis toneladas de gás do efeito estufa, na atmosfera. Evita, também, o chorume, que contamina o lençol freático”, explicou.
O parlamentar acredita que a medida possibilitaria autonomia às 82 escolas municipais. De acordo com Fantinel, o resultado da combustão orgânica seriam fertilizantes naturais, para hortas, e a economia de dois botijões de gás, a cada 20 dias, por colégio. Ponderou que a verba poupada poderia auxiliar no custeio de manutenção.