Voltar para a tela anterior.

Maurício Marcon critica decisões do governador Eduardo Leite na contingência ao coronavírus

Parlamentar criticou fortemente ações como a não volta às aulas presenciais e as restrições de horários de circulação


Ocupando a tribuna pela primeira vez nesta legislatura, durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje (23/02), o vereador Maurício Marcon/NOVO utilizou o espaço para comentar sobre as decisões do governo do Rio Grande do Sul a respeito do combate ao coronavírus. O modelo de distanciamento controlado, a interrupção de volta às aulas e as restrições de circulação foram os pontos questionados pelo parlamentar.

Marcon criticou Eduardo Leite/PSDB afirmando que, quando o governador discursa utilizando a ciência como fator decisivo de suas escolhas, comete um erro, já que, para o vereador, há exemplos pelo mundo de que a própria ciência não confirma o sucesso de ações como a quarentena. “Se estamos no momento mais grave da crise, porque não se decretou um lockdown (confinamento, na tradução literal do inglês para o português), se ele funciona? Sabe por que ele [Eduardo Leite] não decreta lockdown? Porque sabe que não funciona”, criticou o vereador do NOVO. O tratamento da Coreia do Sul contra a covid-19 foi destacado por Marcon como um exemplo de sucesso no combate ao vírus. No país asiático, não teria havido fechamento de espaços, mas sim mais testagens da população.

Ainda em tom de crítica ao governador, o parlamentar apontou que as ações de Leite são prejudiciais para todas as áreas, seja economia, educação e demais campos. Segundo decreto do Estado, apenas escolas infantis estão autorizadas a retornarem com aulas presenciais. Essa atitude não agrada o parlamentar do NOVO, que exige que o governador explique o porquê dessa escolha. “Qual é o estudo? Base científica, eu quero dados, eu quero entender, ou é um achismo?”, disse.

Para reforçar suas opiniões, o vereador trouxe informações de instituições como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), considerando o afastamento das crianças de escolas como causador problemas psicológicos aos estudantes. Os trabalhadores que são prejudicados pelas ações (seja por não poderem trabalhar ou por estarem em funções que não podem parar) foram lembrados por Marcon. Entre esses profissionais, citou: professores, garçons e pessoas que usam o transporte coletivo urbano.

Os vereadores Adriano Bressan/PTB, Maurício Scalco/NOVO, Ricardo Daneluz/PDT e Wagner Petrini/PSB parabenizaram Marcon por defender a volta às aulas para todos os estudantes e por criticar o governo do Estado.

23/02/2021 - 11:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo