Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos vistoria o CASE

Vereadores conheceram a estrutura do espaço e as atividades dos internos


Representantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, estiveram no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), localizado no bairro Reolon, na tarde desta segunda-feira (04). Os vereadores Ana Corso/PT e Mauro Pereira/PMDB também participaram da visita.

Acompanhados pela diretora, Amélia Nazário, e pelo assistente de direção, Antônio Velho, as vereadoras puderam conhecer as instalações do prédio, incluindo atendimento à saúde e salas de artesanato e informática. Atualmente, o Case abriga 43 internos, com até 21 anos de idade, assistidos por 48 funcionários.

No percurso, foi apresentado o espaço da Escola Paulo Freire, que oferece Ensino Fundamental e, em caráter experimental, Ensino Médio aos adolescentes. Nas turmas, Denise e Ana conversaram com os rapazes. O grupo também conheceu a oficina, onde são montados porta escovas de dente. Nela, trabalham os internos avaliados com bom comportamento. Segundo a direção, em uma semana, podem ser montados, até, sete mil unidades, que, posteriormente, são comercializados.

Os principais questionamentos das vereadoras fizeram referência ao andar das celas de isolamento, onde o interno pode permanecer até sete dias, por mau comportamento. Denise discordou da determinação, implantada em 2006, de que os colchões sejam retirados das celas durante o dia. Ana também criticou a medida, afirmando que o isolamento, por si, já bastaria como punição. Os colchões são retirados às 6h30min da manhã e repostos por volta das 19h. Denise informou que a CDH buscará averiguar de que instância estadual teria partido a determinação.

Presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos os parlamentares Ana Corso/PT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

04/04/2011 - 17:41
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo