Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara prestigia abertura da vindima nos Venturin

Velocino Uez também é viticultor e costuma acompanhar de perto a produção agrícola nas propriedades rurais da cidade


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez/PTB, prestigiou, no último sábado (13/02), a missa de abertura da colheita na propriedade Venturin Uvas Finas, em Monte Bérico, Caxias do Sul. Os Venturin cultivam uvas de mesa no sistema coberto, ou seja, de uva protegida, e também cachos destinados à produção de vinho.

"É a décima sexta vez que ocorre essa missa na propriedade como sinal de agradecimento pela vindima e apoiamos essa bela iniciativa. A família Venturin é pioneira no Brasil no cultivo de uvas cobertas. Também recebe muitos turistas e ajuda a valorizar nosso interior", elogia Velocino, estendendo os cumprimentos a todos os agricultores e às agricultoras que se dedicam à produção de alimentos.

Uez comenta que, em termos gerais, a expectativa é de uma safra de uva 30% superior à passada, quando Caxias do Sul estimou a produção em aproximadamente 65 mil toneladas.

De acordo com Charles Venturin, neste ano, faz duas décadas e meia que foi implantado o sistema coberto, inovando nos cuidados com as uvas finas e auxiliando na garantia de colheitas com mais qualidade. A ideia surgiu em 1996 em sua propriedade e se espalhou pelo Brasil diante da eficiência na proteção da fruta.

Atualmente, os Venturin têm uma área de 6,8 hectares reservados à viticultura, sendo três hectares com uva de mesa e os demais, com uva para vinho (isabel, bordô e lorena). A estimativa da família para a atual safra é colher mais de 110 toneladas da fruta (40 toneladas de uva de mesa e 70 toneladas de uva para vinho). Quanto à missa, Charles explica que virou tradição no início de cada colheita realizá-la em ação de graças. A celebração foi feita pela primeira vez em 2005, após uma longa estiagem.

"Depois de uma seca severa, decidimos rezar para pedir que a chuva viesse e ela veio uma hora antes de a missa começar. A estiagem tinha se iniciado em 4 de novembro de 2004 e a chuva veio dia 9 de fevereiro de 2005", recorda, com emoção.

Durante a celebração, além do presidente da Câmara, diversas autoridades locais e estaduais se fizeram presentes.

17/02/2021 - 18:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo