Acatado veto parcial à Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O texto original, de autoria da vereadora Denise Pessôa/PT, segundo o município, traz item inconstitucional

Os vereadores acataram, por unanimidade, na plenária desta quinta-feira (11/02), o veto parcial que a prefeitura emitiu sobre o projeto de lei (PL) 168/2018, que cria a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esse PL foi apresentado em sua origem pela vereadora Denise Pessôa/PT, com base em proposição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, construída de forma coletiva e mediante debates. É um texto que foi aprovado pela maioria do Legislativo em dezembro de 2020 e, conforme o Executivo, teria um item com vício de iniciativa.

Esse item seria o inciso II do artigo 7º, o qual menciona como atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência “deliberar, articular, controlar, supervisionar, fiscalizar e avaliar a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O argumento do Executivo é que a lei vigente, de número 7.678, de 21 de outubro de 2013, reformula o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, considerando-o “apenas como órgão auxiliar de caráter consultivo”. E alterações no caráter desse órgão devem partir do Executivo e não do Parlamento.

Autora do PL 168/2018, a vereadora Denise Pessôa/PT acredita que o veto parcial não compromete o grande teor do texto. Nesse sentido votou favorável ao documento assinado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

DELIBERAÇÃO SOBRE ?VETO PARCIAL do PROJETO DE LEI nº 168/2018
Vereador - Partido - Voto