Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo e integrantes da Unicca apresentam propostas de mobilidade a secretário

Reunião ocorreu nesta quarta-feira


Após entregar reivindicações dos ciclistas ao prefeito Adiló Didomenico/PSDB, no início dessa semana, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB e integrantes da União dos Ciclistas Caxienses (Unicca), Rodrigo Guidini e André Busnello, apresentaram propostas de mobilidade urbana ao Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Alfonso Willenbring Júnior recebeu o grupo na manhã desta quarta-feira (10/02). O encontro contou também com a presença da advogada e assessora de bancada do PSDB, Andressa Bossler, e da arquiteta da secretaria, Angélica Stallivieri Vicenzi.

A reunião teve como pauta as condições de infraestrutura para os ciclistas, principalmente, na zona urbana, bem como a execução do projeto de ciclovias, que interliga o Parque Cinquentenário ao Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos).

Durante a exposição, os integrantes da Unicca demonstraram dados relacionados à circulação de ciclistas no perímetro urbano de Caxias. As informações foram coletadas por meio de aplicativo. Eles também apresentaram tecnologias que podem ser instaladas na cidade para beneficiar os ciclistas. 

“A principal demanda já está encaminhada, que é o Plano de Mobilidade. Gostaríamos de retomar o projeto da ciclovia dos parques. Temos bastante esperança nesse projeto, a fim de dar outro olhar para os ciclistas da nossa cidade”, destacou Guidini.

Sobre a interligação da ciclovia dos parques, o secretário pontuou que há obras na Rua Marechal Floriano, por onde deve passar o percurso, inviabilizando, em um primeiro momento, a instalação. Alfonso também sugeriu a participação de um integrante da Unicca no Conselho de Mobilidade, que será composto ainda neste mês.

“Já está desenhado todo o projeto da ciclovia que interliga os parques. É necessário ampliarmos as formas de transporte. Enquanto a associação ocupar uma das cadeiras do Conselho, eu vejo a participação muito representativa”, enfatizou Alfonso.

A vereadora avalia o encontro como positivo. Segundo ela, um ciclista no Conselho de Mobilidade possui muita representatividade para a categoria, pois é um espaço importante para o avanço de políticas públicas para a cidade. Ela destacou também sugestões de mobilidade urbana, como a utilização da Avenida Júlio de Castilhos para ciclistas e pedestres.

“Temos que fomentar a utilização de outros modais, como em grandes centros urbanos. Nossa cidade precisa evoluir nesse sentido. A participação da Unicca no Conselho é de extrema importância, para contemplar as reivindicações da categoria”, ressaltou Tatiane.

A data da posse do Conselho de Mobilidade deve ocorrer no dia 18 de fevereiro. A primeira reunião da comissão está agendada para acontecer na última semana do mês.

10/02/2021 - 13:45
Gabinete da Vereador Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo