Voltar para a tela anterior.

Situação das instituições de longa permanência e canais de denúncia pautam reunião da Comissão do Idoso

Vereadores alinham estratégias na defesa dos direitos das pessoas idosas


Nesta terça-feira (09/02), foi realizada a formalização das atividades da Comissão do Idoso do legislativo caxiense por meio de reunião que ocorreu na Sala de Leitura da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na pauta, assuntos referentes ao segmento, em especial a situação das Instituições de Longa Permanência – ILPI’s e a ampliação dos canais de denúncia.

O encontro foi comandado pela presidente da comissão, vereadora Gladis Frizzo/MDB e contou com a presença dos demais integrantes, os vereadores Maurício Marcon/Novo, Tatiane Frizzo/PSDB, Gilfredo De Camillis/PSB. O vereador Elizandro Fiuza/Republicanos, que está como presidente do legislativo, cumpria outros compromissos e encaminhou representante.

A vereadora Gladis relatou durante a reunião que participou no último dia 02, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso, onde foram debatidas alternativas de ações pontuais frente a pandemia e a vacinação dos idosos e equipes técnicas que estão dentro das instituições. A parlamentar reforçou que estavam presentes também a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a FAS e a Vigilância Sanitária.

Os vereadores mostraram-se atentos e pretendem alinhar estratégias na defesa dos direitos das pessoas idosas, focando no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas para este segmento. Também entendem a importância de reforçar a divulgação dos canais de denúncia para sensibilizar a comunidade para qualquer tipo de violência ou maus tratos contra os idosos.

A presidente da comissão achou o encontro positivo. “Temos um grupo atento e preocupado com a população idosa. Vamos monitorar e fiscalizar as ações de combate a pandemia, priorizando a vacinação de todos os idosos. Também vamos solicitar atenção aos agentes que trabalham direta ou indiretamente nas ILPI’s, e também os profissionais autônomos (cuidadores). Queremos fazer visitas e reuniões buscando o cumprimento da lei e a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos”, afirma. 

09/02/2021 - 17:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo