Voltar para a tela anterior.

Vereadores caxienses intensificam agendas em busca de verbas para hospitais e assistência social

Presidentes da Câmara, Velocino Uez, e da Comissão da Saúde, Rafael Bueno, mantiveram reuniões com senadores e deputados


   Após intensa agenda da última segunda-feira (08/02), os presidentes do Parlamento caxiense, Velocino Uez/PTB, e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Rafael Bueno/PDT, mantiveram outras reuniões nesta terça-feira (09/02) com senadores e deputados federais gaúchos. A principal intenção dos parlamentares é intermediar a vinda de verbas para hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na assistência social e na agricultura, entre outras demandas. O frei Jaime Bettega, presidente da entidade Mão Amiga, acompanha os vereadores para divulgar o projeto que será um lar para 130 idosos carentes, mas que precisa contar com verbas federais para ter celeridade. Ontem, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, garantiu empenho total do governo no projeto.

   Os parlamentares foram recebidos pelos senadores Lasier Martins/Podemos e Luis Carlos Heinze/PP. Além de tratarem da vinda de verbas aos hospitais públicos, enfatizaram a necessidade de agilidade nas obras de ampliação do Hospital Geral (HG), que colocará mais 120 leitos para a comunidade. Heinze e Lasier disseram conhecer bem a realidade dos hospitais de Caxias do Sul e se comprometeram em auxiliar nas demandas e no encaminhamento de emendas.

   Para Bueno, o retorno dos congressistas (no total, são 31 deputados e três senadores) tem sido importante, assim como em anos anteriores:

   "Muitos já se comprometeram em repassar verbas aos hospitais como o Geral, Pompéia e Virvi Ramos e também ajudar com emendas para o projeto do frei Jaime. Foi mais um dia produtivo. A nossa peregrinação em gabinetes está valendo a pena."

    Já Uez, pela primeira vez em Brasília, viu de perto a necessidade de os vereadores estarem no centro do poder em busca de recursos para área sensíveis e essenciais do município.

   Os parlamentares também agradeceram a prontidão da gerente de Relações Institucionais e Imprensa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Drica de Lucena, que é de Caxias do Sul, na costura das agendas, assim como a participação do deputado federal Ronaldo Santini/PTB como interlocutor. Para o final da tarde, está marcada uma agenda com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para reforçar o pedido de apoio principalmente na questão do Recanto da Compaixão Frei Salvador, capitaneado pelos freis capuchinhos.

     Apoio do governo - Na segunda-feira, os vereadores levaram ao conhecimento do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice, Hamilton Mourão, demandas nas áreas da saúde, assistência social e da agricultura. Eles explicaram a necessidade de recursos à ampliação do HG e à implantação do Recanto da Compaixão Frei Salvador (para 130 idosos carentes), além de melhorias para quem vive e quer investir no campo.


* Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

09/02/2021 - 16:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo