Voltar para a tela anterior.

Vereadores apoiam prosseguimento do concurso público da Brigada Militar

O objetivo da moção aprovada é suprir a defasagem de efetivo dos órgãos de segurança pública


A moção 1/2021, de autoria coletiva, foi aprovada por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (09/02). A matéria declara apoio ao prosseguimento do concurso público para Capitães da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, iniciado em 2018.

O objetivo do documento é suprir a defasagem de efetivo dos órgãos de segurança pública. O texto explana que, nos últimos anos, municípios de grande porte, como Caxias do Sul, receberam um número inferior de policiais militares em comparação a outros municípios da região de menor população e território. Para isso, é necessário que as próximas etapas do concurso aberto em 2018 ganhem prosseguimento. De acordo com a matéria, a etapa de homologação e nomeação dos aprovados ainda está pendente.

Na moção, destaca-se que o concurso ficou suspenso por quase oito meses para que fossem realizadas verificações acerca de eventuais irregularidades na etapa de aplicação da prova oral. No entanto, as irregularidades já foram rechaçadas pelo Ministério Público e pelo poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul.

Um dos autores da moção, vereador Alexandre Bortoluz/PP, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara, ressaltou que, atualmente, há uma defasagem de 70% de oficiais da Brigada Militar e dos bombeiros militares. Para o parlamentar, é necessário que todos os candidatos aprovados e, também, os excedentes, sejam chamados o mais rápido possível para que possam realizar patrulhamento nos bairros da cidade. Bortoluz pediu o apoio dos colegas parlamentares e do Executivo Municipal para pressionar o governo do Estado quanto ao envio de efetivo a Caxias do Sul. 

Agora, a moção será encaminhada ao governador Eduardo Leite/PSDB, ao secretário de Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior/PTB, ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza/MDB, e aos deputados estaduais Neri, o Carteiro/Solidariedade e Pepe Vargas/PT.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE A MOÇÃO nº 1/2021

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Presente

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Ausente

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Ausente

WAGNER PETRINI PSB Sim

09/02/2021 - 14:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo