Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier pede ajuda para italianos e cidadãos retidos no Brasil

Parlamentar foi procurado por representante do grupo impedido de voltar para casa e ao trabalho


O drama de 1.500 italianos e cidadãos italianos retidos no Brasil sem poder retornar ao país europeu, onde vivem e trabalham, foi levado ao plenário do Legislativo pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB nesta terça-feira (09/02). A situação se deve a um decreto do governo italiano, que impede o desembarque de passageiros oriundos de terras brasileiras, desde o começo do ano.

A maioria do grupo é formada por pessoas da Serra Gaúcha, como a caxiense Raquel Damiani, que procurou o parlamentar em busca de ajuda. Professora, ela relata que não receberam atenção da Embaixada e nem do Consulado da Itália.

“Em vários casos, a situação é dramática. Porque essas pessoas estão ficando sem dinheiro, muitas perderam trabalho e ainda correm risco de prorrogação do decreto que impede seu retorno. Ninguém quer ir fazer turismo, mas voltar para casa e para seus trabalhos”, declarou o vereador.

Os italianos e os cidadãos se dispõem a fazer teste de Covid-19 e ficarem de quarentena, antes de retomarem suas atividades no país europeu.

Aproveitando que o presidente do Legislativo, Velocino Uez/PTB, e o vereador Rafael Bueno/PDT estão em Brasília, Felipe Gremelmaier pediu que eles tratem da questão junto ao governo federal.

Após o relato do emedebista na sessão ordinária, o líder do governo municipal na Câmara, Olmir Cadore/PSDB, disse que levará o caso ao Poder Executivo Municipal para que seja tomada providência junto ao Consulado da Itália, no Rio Grande do Sul. Outros parlamentares se disponibilizaram.

09/02/2021 - 13:18
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo