Voltar para a tela anterior.

Saúde mental é tema de palestra virtual promovida pela Escola do Legislativo

A iniciativa faz parte das atividades referentes ao #JaneiroBranco, mês voltado aos cuidados com a saúde mental


“Como está a sua saúde mental?” Foi a partir deste questionamento que o psiquiatra e psicoterapeuta Jackson Peres iniciou a sua palestra, promovida pela Câmara Municipal, a partir da Escola do Legislativo, via redes sociais, na manhã desta quarta-feira (27/01). A vereadora Marisol Santos, diretora da escola, e o presidente da Casa, vereador Velocino Uez, comandaram o encontro. O objetivo foi debater o tema de forma leve, já que, por muitas vezes, é um tabu na sociedade.

A oportunidade de discutir saúde mental surgiu através da campanha #JaneiroBranco (lei 8.236, de 1º de dezembro de 2017), que consiste em ações referentes aos cuidados com a mente, durante todo o mês de janeiro. Segundo Jackson, as pressões da sociedade, impondo modelos de vida, de trabalho, de costumes, podem afetar em peso na saúde mental das pessoas. O egocentrismo também é um fator que causa afastamento. As diferenças entre as pessoas não são celebradas e sim confrontadas.

As expectativas que as pessoas colocam em cima de seus trabalhos, relacionamentos, redes sociais e afins podem ser muito prejudiciais para as pessoas, já que nem sempre essas expectativas se tornam realidade. A prevenção de doenças relacionadas à mente é essencial, segundo Peres. “Se nós prevenirmos, conseguiremos fazer com que a comunidade produza mais, que as pessoas se relacionem melhor”, disse.

Para o psiquiatra, uma boa alimentação ajuda (e muito) nos cuidados com a saúde mental. Atividades físicas, mesmo que pequenas, mas regulares, fazem a diferença para a cabeça. Se autoconhecer também é outra maneira de manter a mente sã.

A vereadora-diretora da Escola do Legislativo afirmou que o fato da campanha se iniciar no mês de janeiro tem um significado poderoso. “O Janeiro Branco é justamente no primeiro mês do ano, porque é como se fosse aquela folha em branco sobre a qual podemos escrever ou reescrever o que, realmente, esperamos para esses próximos meses”, explicou Marisol, durante a live.  

O presidente Uez agradeceu a oportunidade de o tema ser discutido, destacando que mais do que nunca é importante manter a mente saudável, pois 2021 será um ano que exigirá bastante das pessoas, então nada melhor do que se cuidar. Durante o encontro virtual, a comunidade que acompanhou a iniciativa pode fazer questionamentos, comentários e também parabenizou o Legislativo e o psiquiatra pela oportunidade de discussão sobre o tema.

Você pode conferir a palestra na íntegra neste link.

27/01/2021 - 15:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo