Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar 'A Maesa é nossa' volta a funcionar no Legislativo caxiense

Por unanimidade, o plenário aprovou o requerimento que pediu a reinstalação do grupo, na sessão representativa desta terça-feira (12/01)


Os legisladores caxienses decidiram, nesta terça-feira (12/01), retomar os trabalhos da Frente Parlamentar “A Maesa é nossa”. O requerimento 3/2021, que diz respeito à reinstalação do grupo, obteve a aprovação unânime do plenário. Assinaram o documento os vereadores Rafael Bueno/PDT, Adriano Bressan/PTB, Clovis de Oliveira (Xuxa)/PTB, Estela Balardin da Silva/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, José Dambros/PSB, Renato Oliveira/PCdoB e Ricardo Daneluz/PDT. O objetivo é acompanhar o processo de ocupação da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa)/Fábrica 2, no bairro Exposição.

“Todos sabemos da importância do complexo da antiga fábrica, pois o processo de ocupação do local ficou mais de três anos sem qualquer avanço, tendo efetivamente algum encaminhamento prático apenas em 2020”, relatam os autores.

Conforme o texto, o acordo de compromisso com o governo do Estado, que cedeu a Maesa ao município, foi firmado em 2014 e a prefeitura ficou com a tarefa de implementar o projeto de ocupação em até 12 anos. Os vereadores informam que, em dezembro passado, foi assinado o contrato com o escritório de arquitetura que venceu a concorrência para o serviço de elaboração do Plano Geral do conjunto edificado da Maesa. Esse serviço deve abranger a indicação de potencial e vocação dos prédios, zoneamento, diretrizes de infraestrutura, do tipo e grau das intervenções e das medidas de prevenção para adequar os prédios aos usos previstos no Plano de Ocupação e Plano Diretor formulado pela Comissão Especial para Análise de Uso e Gestão da Maesa. Além disso, o município também já anunciou que as obras de adequação para a mudança da Secretaria de Meio Ambiente para a área da Maesa começarão em breve, acrescentam os parlamentares, reforçando a necessidade de acompanhar de perto o trabalho que será desenvolvido.

“Estamos tratando de um bem maior e que simboliza a história de Caxias do Sul, como memória e futuro”, pontuam.

A duração do grupo será de dois anos a contar da data de instalação. O parlamentar Rafael Bueno/PDT foi quem fez a leitura do requerimento e destacou a necessidade da Frente para auxiliar no encaminhamento de uma estrutura considerada histórica para a cidade. Os vereadores Maurício Marcon/NOVO e Felipe Gremelmaier/MDB se posicionaram favorável a uma eventual parceria público-privada para fazer o espaço funcionar. Também se colocaram a favor do requerimento e destacaram o valor histórico da antiga Maesa os vereadores Estela Balardin/PT, Alexandre Bortoluz/PP, José Dambros.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 3/2021

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Ausente

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Não Votou

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Não Votou

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Não Votou

OLMIR CADORE PSDB Ausente

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Não Votou

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Ausente

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Ausente

 

 

12/01/2021 - 14:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo