Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos participa de reunião com a vice-prefeita sobre RS TER

Encontro contou com a presença de secretários do Desenvolvimento Econômico e Agricultura


A vereadora Marisol Santos/PSDB participou na tarde desta segunda-feira (11/01) de uma reunião com a vice-prefeita Paula Ioris e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto. O encontro contou também com a presença do representante da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE), Luiz Caetano.

O tema da conversa foi o programa RS TER - Trabalho, Emprego e Renda e a necessidade da criação de um fundo municipal para receber os recursos que viabilizarão as ações. O Programa RS TER é uma política público-privada coordenada pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), com o foco na geração de trabalho, emprego e renda, por meio do fomento ao empreendedorismo e da criação e sustentabilidade de negócios.

O projeto RS TER é dividido em três eixos: Crédito, Gestão e Mercado. Na primeira fase, os empreendedores são direcionados a buscar crédito com bancos conveniados de acordo com a modalidade do negócio. Na segunda fase, já com recursos do Fundo Municipal, recebem orientações para aprimorar o seu negócio, com foco na educação financeira e especializações. E por fim, na terceira fase, são  orientadas a ampliar o mercado de vendas e avaliar a integração aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) já existentes ou a criação de novos.

Na reunião foram debatidos os próximos passos do projeto e como viabilizar a criação do fundo e do conselho municipal. Segundo a vice-prefeita Paula Ioris, as parcerias serão fundamentais. “Trabalho, emprego e renda são essenciais para o crescimento econômico, e esse crescimento precisa de parcerias fortes”. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni, colocou a secretaria à disposição para trabalhar na execução do programa. O secretário de Agricultura, Rudimar Menegotto, também reforçou a importância de levar essas ações às comunidades do interior.

Convidada a participar do encontro por ter a geração de trabalho e renda como uma das bandeiras do mandato, a vereadora Marisol Santos se mostrou otimista com o andamento dos trabalhos: "Precisamos agilizar a criação do Fundo Municipal, para que os recursos possam chegar o quanto antes aos empreendedores da nossa cidade, desenvolvendo e consolidando uma Política Pública Municipal de Trabalho, Emprego e Renda”, reforçou.

12/01/2021 - 11:20
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo