Voltar para a tela anterior.

Fiuza debate sobre atenção ao lado psicossocial

Conversa foi realizada no gabinete do republicano


Na tarde desta segunda-feira (11/01), o vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS recebeu a psicóloga Fabiana Costa e o instrutor de educação física Rodrigo Carniel, no gabinete republicano. Em pauta, a atenção merecida sobre a temática do psicossocial em nosso município.

Sabemos que a Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/02) busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e comunitário. Isto é, que garanta a livre circulação das pessoas portadoras de sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais pelos serviços e comunidade, oferecendo cuidados com base nos recursos que o próprio município dispõe.

Em Caxias, esse modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados, como os Centro de Atenção Psicossocial (Caps), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Ambulatórios de Atenção Integral à Saúde Mental e todo o aporte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serviços de apoio. 

Além disso, Caxias do Sul também oferece espaço terapêutico para crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, e seus familiares, objetivando a redução dos sintomas, a fim de prevenir internações e promover a reinserção social (no caso do CAPS Mosaico Aquarela, com foco no atendimento Infantojuvenil Intersetorial).

A conversa foi bem produtiva e o republicano ainda falou sobre a atuação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, instaurada na última legislatura e já em processo de reabertura no Legislativo Caxiense para o atual mandato. Fiuza é vereador de segundo mandato, líder da bancada e presidente do REPUBLICANOS em Caxias do Sul, além de integrar a Mesa Diretora na função de 1º vice-presidente. Também compõe as comissões permanentes de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e Idoso (CI).

12/01/2021 - 09:19
Gabinete do Vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo