Voltar para a tela anterior.

Saúde é destaque na primeira sessão representativa de 2021

Diversos vereadores também lamentaram a morte do servidor Inácio Délcio Azambuja Sobrinho, que era assessor do parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB e foi vítima da Covid-19


Assuntos ligados à saúde receberam destaque na primeira sessão representativa de 2021, realizada nesta terça-feira (05/01). Vários vereadores também lamentaram a morte do servidor Inácio Délcio Azambuja Sobrinho, que era assessor do parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB e foi vítima da Covid-19.

Os vereadores Estela Balardin/PT e Rafael Bueno/PDT informaram sobre requerimentos que protocolaram a respeito de saúde pública. A parlamentar petista demonstrou preocupação com a incidência de coronavírus na cidade. Diante disso, entende necessária a presença na Câmara da titular da pasta da Saúde, Daniele Meneguzzi, para explicar sobre o Plano Municipal de Imunização da Covid-19. “Queremos ajudar na construção desse processo. Ter um planejamento claro, dizendo como vai ser a logística, onde serão postas as vacinas, quais serão os grupos prioritários, se as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm estrutura para isso. São dúvidas que temos”, listou Estela, antecipando o conteúdo do requerimento.

Já o parlamentar Rafael Bueno/PDT informou sobre dois pedidos de reinstalação de frentes parlamentares. Uma delas é a Frente Parlamentar de Defesa do Término das Obras de Ampliação no Hospital Geral (HG). “Com a conclusão de novos leitos, poderemos ter mais cirurgias eletivas. Hoje, temos 6 mil represadas. E também poderemos atender melhor aos casos de Covid-19”, prevê o pedetista, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA).

A outra frente que o parlamentar pretende reinstalar é intitulada “A Maesa é Nossa”, em defesa da utilização da estrutura da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A., no bairro Exposição. Bueno ainda abriu parênteses em sua manifestação e discorreu a respeito de apoios partidários, citando que o Partido NOVO teria se aliado ao PT em Curitiba/PR, para o comando da presidência da Câmara. Maurício Scalco/NOVO contrapôs, ressaltando que, em Caxias, o partido quer o bem para a cidade, assim como, em Curitiba, a sigla quer o melhor para Curitiba.

Ao desejar parabéns ao novo Executivo caxiense, o parlamentar José Dambrós/PSB disse à administração municipal que não pode faltar insumos básicos ao atendimento da população, como medicamentos, na área da saúde, e canos, para obras. “Estamos aqui para trabalhar pela cidade e defendemos o diálogo, mas, se precisar cobrar, vamos cobrar, pois o básico não pode faltar (à comunidade)”, considerou. O socialista aproveitou o espaço e elogiou a formação da nova Mesa Diretora, da qual é integrante e tem representação de cinco partidos distintos. O parlamentar Renato Oliveira/PCdoB também parabenizou a Mesa e desejou sucesso ao grupo no comando da Casa.

Outro fato que despertou a palavra de vários vereadores na sessão de hoje foi a morte do servidor Inácio Délcio Azambuja Sobrinho, 65 anos, que desde 2005 era assessor do parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB e foi vítima da Covid-19, na última sexta-feira (1º/01). Inácio estava internado no Hospital do Círculo Operário e não resistiu a uma pneumonia por coronavírus. “É um momento muito difícil para a família e para nós, do gabinete. Faço aqui um reconhecimento ao Inácio, que tinha muitas amizades e abria mão de sua vida, de si, para ajudar as pessoas”, ressaltou Felipe, apresentando voto de pesar em homenagem ao servidor.

Também se solidarizaram com familiares e elogiaram Inácio por sua dedicação a causas sociais e ligadas ao cuidado com os animais os seguintes parlamentares: Renato Oliveira/PCdoB, Rafael Bueno/PDT, Adriano Bressan/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, José Dambrós/PSB, Marisol Santos/PSDB e o presidente Velocino Uez/PTB.

 

05/01/2021 - 10:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo