Rejeitado requerimento que solicitava baixa de projeto que atualiza Sistema de Transporte Coletivo

Projeto de lei complementar seguirá em tramitação na Câmara Municipal

Após ampla discussão entre os parlamentares na sessão de hoje (19/11), o requerimento 50/2020, de autoria do vereador Chico Guerra/Republicanos, foi rejeitado por maioria (17x05). O documento buscava dar baixa ao projeto de lei complementar 23/2020, do Executivo, que reformula alguns aspectos do Sistema de Transporte Coletivo Público Urbano de Passageiros de Caxias do Sul.

O PLC adapta o Sistema no que se refere aos transportes que não emitem poluentes e novas tecnologias. O documento analisa que é necessário não exigir obrigatoriedade de uso desses veículos, pelo menos não de uma forma abrupta. A ideia é dar tempo para que a empresa que presta o serviço atualmente (Viação Santa Tereza de Caxias dos Sul - Visate) se adapte a exigência. Outro ponto é a necessidade de normas que autorizem a possibilidade do município integrar a modalidade de transporte metropolitano, aprimorando a mobilidade da população.

O Executivo destaca que a matéria passou pela avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). O documento ainda afirma que não há conflitos entre o PLC, as normas vigentes e o Termo de Referência elaborado para a licitação do transporte coletivo público urbano.

O autor Chico Guerra, emitiu emendas aditivas e modificativas à matéria, onde destaca pontos, por exemplo, sobre a licitação do transporte público municipal, que, caso estendida do tempo máximo atual (10 anos), poderá ser autorizada pela Prefeitura, sem passar por aprovação do Legislativo.

Questões referentes às fiscalizações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) também estão presentes. Uma das emendas destaca que não deverá ser computado ao valor da tarifa os custos decorrentes de implementação, atualização e manutenção de equipamentos e sistemas de informática que estão em uso ou que venham a ser utilizados na frota e/ou na sede da contratada.

Outro ponto defendido por Guerra é de que o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte deve emitir um novo parecer sobre a legalidade do projeto. O parlamentar recebeu apoio de Renato Oliveira/PCdoB, que se demonstrou favorável ao requerimento. Contrários à iniciativa, Rafael Bueno/PDT e Velocino Uez/PTB também se manifestaram durante a declaração de voto.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 50/2020

Vereador - Partido – Voto